Como em toda a região, a segunda-feira (29) amanheceu cinzenta em Búzios, mas no balneário, o clima chuvoso ganhou ares de luto, pela partida de uma de suas figuras mais festivas e queridas. Neste domingo (28), a cidade e a região perderam, aos 86 anos, Norival Rodrigues de Souza, carinhosamente conhecido como Vaval, dono de uma alegria contagiante, que cativava a todos que assistiam suas animadas dancinhas nos eventos e blocos carnavalescos da cidade.
Ao longo do dia, Vaval recebeu diversas homenagens de familiares, amigos e de buzianos consternados pela perda de uma de suas figuras populares mais icônicas e irreverentes. Outra marca registrada de célebre morador do balneário era o amor à cultura. Tanto é que transformou sua própria casa numa peça artística, com a sua fachada ornada por pedrinhas, cacos de vidro e tampinhas de garrafas coloridas.
O legado e a contribuição de Vaval para a cultura popular buziana foram lembradas pelo secretário municipal de Cultura, Luiz Romano Lorenzi, em uma publicação nas suas redes sociais.
“Búzios perde um filho muito especial, o querido Vaval, um apaixonado pela cultura buziana. As festas não serão as mesmas sem a presença alegre do buziano que por onde passou deixou um rastro de amor e alegria. Vaval tratava todo mundo bem, independente da sigla partidária, raça, credo, classe social. Vaval amava pessoas e vivia com arte e leveza, era da paz”, postou.
À reportagem da Prensa, o presidente da Sociedade Esportiva Búzios (SEB), Renato Matos Jr, lembrou da vitalidade e do fôlego apesar da idade avançada.
“Vaval era um ícone. Pessoal da minha geração cresceu vendo ele, e a gente tinha o costume de observá-lo para imitar a forma que ele dançava. Uma grande de figura da noite, alegre, irreverente. Lembro dele lá na SEB, com 78 anos jogando bola. A imagem que fica dele é a da alegria”, rememora.
Responsável por condecorá-lo na Câmara Municipal em 2014, o ex-vereador Messias Carvalho destacou todas as facetas de um personagem inesquecível no imaginário popular do balneário.
“Personagem que encarnou de forma muito viva tradições e manifestações populares típicas da comunidade buziana: o futebol, as festas locais e, em especial, o Carnaval, com sua ginga, suas fantasias e adereços. Vaval foi um grande artista popular. Vaval foi um grande buziano. No exercício da função pública de Vereador da Cidade, tive a honra de homenageá-lo com a Medalha José Bento Ribeiro Dantas”, relembra.
Filho de Vaval, Leandro Alex dos Santos da Silva, o Leandro do Bope agradeceu o contato do Portal Prensa de Babel, mas preferiu não se pronunciar por estar abalado com a perda. Pelas redes sociais, ele fez uma breve homenagem ao pai.
“Saudade é tudo o que fica de quem não pôde ficar! Sua alegria será eternamente lembrada”, escreveu.
O corpo de Vaval foi sepultado na manhã desta segunda (29), no Cemitério de Sant’Anna. A causa da sua morte não foi divulgada.