Segundo o município, um terço da população foi vacinada
O cronograma de vacinação de vacinação contra Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Búzios, na segunda-feira (28), contempla pessoas com idade entre 45 e 49 anos e lactantes, de até 12 meses. O município realiza a aplicação da vacina por faixa etária para evitar aglomeração. Segundo o município, um terço da população foi vacinada.
Quem está dentro desse público alvo desta semana e deseja receber a primeira dose da vacina deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 9h às 13h. Na parte da tarde estão sendo imunizadas as pessoas que já tomaram a primeira dose e estão agendadas para receber a segunda. Esse agendamento é feito no momento em que é aplicada a primeira vacina. Para se vacinar é preciso levar documento com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso das lactantes, também é preciso levar certidão de nascimento da criança.
Nesta terça-feira (29), a vacinação ocorreu nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Olavo da Costa, Rasa, José Gonçalves, São José e Baía Formosa. Na quarta-feira (30) a aplicação dos imunizantes será nas unidades de Geribá, Ferradura, Brava, Capão e Cem Braças. Na quinta-feira (01) nas UBSs de Olavo da Costa, Rasa, José Gonçalves, São José e Baía Formosa. Encerrando a semana, na sexta-feira (02) a vacinação será nas unidades de Geribá, Ferradura, Brava, Capão e Cem Braças.
Dados população vacinada
Segundo a Prefeitura de Búzios, um terço da população local tomou a primeira dose do imunizante, até o momento, o que representa um pouco mais de 11 mil buzianos, de um total de 34.477 habitantes, de acordo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O município informou que a cidade está na bandeira amarela, que indica com baixo índice de contaminação do coronavírus, a menor taxa de letalidade da Baixada Litorânea.
O último boletim epidemiológico divulgado foi nesta terça e aponta 5.313 casos confirmados no município; sendo 5.152 curados; 19.683 casos descartados; 57 óbitos; cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados; e 99 pessoas em isolamento domiciliar.
Ao todo, as unidades de saúde do balneário atenderam 24.996 pessoas desde o início da pandemia, sendo 1.673, neste mês de junho, quando 287 testaram positivo; e 2.783 em maio, com 499 pessoas diagnosticadas com o vírus.