Parque Natural Municipal das Dunas e Restingas; e Águas de Tucuns foram formalizadas por meio de decretos
O município de Búzios agora conta com mais duas Áreas de Proteção Ambiental: Parque Municipal das Dunas e Restinga; e APA Águas de Tucuns. A regulamentação veio por meio dos decretos de números 1.790 e 1.791, respectivamente, que já estão em vigor desde sexta-feira (18), quando foram publicados no Boletim Oficial do município.
O Parque das Dunas tem como objetivo garantir a conservação de ecossistemas presentes na área limitada. O local é composto pela vegetação da restinga, planícies costeiras que são compostas por dunas frontais, dunas com vegetação e vegetação com riqueza de espécies e planícies de inundação.
O executivo considerou a existência de remanescentes dos ecossistemas de restinga, floresta atlântica, costões rochosos, lagoas e outros ecossistemas naturais com relevância para o município. As áreas de conservação asseguram as operações de salvamento da fauna e de espécies ameaçadas de extinção e as operações de prevenção, controle e erradicação de espécies exóticas invasoras, pesca de subsistência e também a implantação e a manutenção de estruturas, infraestruturas e instalações físicas e a instalação de equipamentos de monitoramentos e manutenção das atividades de fiscalização ambiental e urbanísticas.
A Prefeitura disponibilizou no Boletim Oficial os anexos que tratam dos limites da Unidade de Conservação. Além disso, enquanto não for elaborado o plano de manejo, a Zona de Amortecimento do Parque das Dunas será constituída de forma provisória pela Área de Proteção Ambiental das Águas de Tucuns.
O executivo também decretou a criação da Área de Proteção Ambiental das Águas de Tucuns, que ambas estavam sendo discutidas desde julho por meio de audiências públicas. As propostas foram debatidas com a Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo junto a sociedade civil organizada.
Búzios já possui APAs regulamentadas, tais como: APA Marinha de Armação dos Búzios, Parque Natural Municipal dos Corais de Armação dos Búzios, Mangue de Pedras, APA Praia da Azeda e Azedinha, Parque Municipal da Lagoinha e Parque Municipal da Lagoa de Geribá.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.