Search
Degradê com CSS

Búzios Convention Bureau quer diversificar e diminuir a sazonalidade atraindo turismo de fé

luis-romano-e-thomas-weber-300x201

 Uma parceria entre igrejas e Poder Público pode ser o primeiro passo

luis-romano-e-thomas-weber-300x201
Romano Lorenzi e Thomas Weber

Dados do Ministério do Turismo (MTur) demonstram que o  setor de turismo religioso ou turismo de  fé específico movimentou mais de 15 milhões de reais, evidenciando sua importância para a economia nacional, sobretudo em tempos de crise.  Anualmente, diversas pessoas procuram por roteiros de fé: tanto pela experiência espiritual, quanto pelas maravilhosas celebrações que acontecem pelo país afora. Multidões se deslocam em feriados importantes como a Páscoa, Finados e o Natal, para acompanhar de perto essas manifestações religiosas. E isso, é claro, ajuda a movimentar a economia e gerar emprego do setor turístico de muitas cidades brasileiras.

Diante desse quadro e com objetivo de estimular o turismo religioso em Búzios, o presidente do Búzios Convention e Visitors Bureau (BúziosCVB), empresário Thomas Weber, conversou esta semana, com Luiz Romano de Souza Lorenzi, 39 anos, nascido e criado no centro da cidade, técnico em turismo, ex-secretário de Cultura de Búzios; e historiador com profundo conhecimento religioso. Ele foi responsável por toda a pesquisa do belíssimo livro “Búzios”, de Aírton Guimarães, lançado em 2015. Em pauta, o resgate do turismo religioso em Búzios visto como um “um bom negócio” para a Cidade.

Thomas Weber destaca a velocidade com que este segmento vem crescendo nos últimos anos:

“O turismo religioso é um grande negócio. Considerando apenas os Estados Unidos, estima-se que cerca de 25% do público que viaja interessa-se no turismo baseado na fé. Quando se soma a este número as pessoas que viajam para convenções baseados na fé, tais como casamentos, bar mitzvahs ou funerais, o número torna-se extraordinariamente grande. O segmento da viagem religiosa mundial é um dos setores em crescimento mais rápidos dos dias de hoje. A deslocação religiosa é estimativamente avaliada em 18$ bilhões de dólares e 300 milhões de .”

Por outro lado Romano lembra que  esse tipo de turismo precisa funcionar com parcerias como, por exemplo, entre as igrejas e o setor Público.

“É preciso unidade entre o comércio local, administração pública e Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia.  A Paróquia precisa entender que as nossas festas de Padroeiros precisam de uma “nova roupagem”, e essa roupagem é muito importante para dar beleza a essas manifestações de fé do povo buziano.”, contou Romano, acrescentando ainda, que os casamentos realizados nas Igrejas de Búzios, geram empregos.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/03/06/turismo-e-meio-ambiente-sao-temas-do-ciclo-de-palestras-do-sindsol/

 

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!