A cidade de Búzios se notabilizou pelo seu lado turístico, sendo o local mais visitado por turistas do interior do Rio de Janeiro. Passando por isso, o Búzios Convention Bureau realizou uma pesquisa de “Comportamento dos Hotéis de Convenções”, para avaliar o setor de eventos, trançando um panorama semestral ou anual.
A pesquisa aponta que os Eventos Corporativos lideram o ranking com 61%, surpreendendo o setor, já que o município é popular por se tratar de um destino turístico de praia, lazer e férias. Segundo o Convention, esse dado reforça a ideia da não tão nova tendência de eventos corporativos, conhecido como Bleisure, um termo inglês que mescla viagens corporativas com lazer. Além das empresas atualmente estarem oferecendo curso de capacitação e reuniões de motivação de seus colaboradores em destinos de lazer.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Phocuswright: Global Travel Market Research Company (organização de pesquisas especializadas na indústria do Turismo): 64% dos viajantes corporativos estendem suas viagens; A média de extensão da viagem é de até 4 dias; Desses viajantes corporativos, 60% deles estendem a viagem acompanhados de outra pessoa.
Ainda de acordo com o Convention, a pesquisa ainda está no inicio, a expectativa é que ela fique mais minuciosa e que compreenda o maior número de meio de hospedagem possível. A primeira edição é baseada nas tipologias de eventos realizados. A entidade realizou a pesquisa nos principais hotéis de convenções associados ao Búzios Convention, a pesquisa revela o tipo de eventos mais consumidos no ano de 2018.
Em segundo lugar no ranking segue os Eventos Sociais com 17%, seja ele um aniversário, coquetel ou até mesmo um casamento. Segundo especialistas, Búzios é um local ideal, com sua paisagem, gastronomia rica e o melhor lugar para se hospedar. Os eventos sociais são o ponto forte desse mercado, por conta da sua variedade e flexibilidade, as tendências não ficam de fora.
Em terceiro estão os Eventos Religiosos com 12%, o destino é conhecido por abordar o mundo da espiritualidade, um segmento forte no mercado de eventos, o qual difere dos demais por ter como motivação fundamental a fé das pessoas. Em sequência no ranking ficaram os Eventos Acadêmico com 7%, o Culturais com 4% e por fim o Esportivo com 1%.
“Podemos identificar um momento muito aquecido no mercado de eventos, e as empresas acreditam nesse canal para sobreviver a sazonalidade que assombra a região. O caminho garantido nesse momento é acompanhar as tendências junto ao investimento neste canal”, disse o Convention em nota.