Search
Degradê com CSS
Publicidade

Búzios conquista 2º lugar no ‘Desafios dos ODSs’ no G20 com projeto de sustentabilidade

Cidade se destacou pela implementação do Programa Bandeira Azul em suas praias e pode receber recursos federais para novos investimentos
búzis g20 2
Publicidade

Búzios alcançou o 2º lugar na premiação dos Desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada durante o evento do G20 no Centro do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de novembro. O município apresentou o projeto “Sustentabilidade Ambiental e Urbanística, Búzios 2030”, destacando a implementação do Programa Bandeira Azul em três de suas praias.

A premiação, promovida pela ONU Habitat, reconheceu os esforços da cidade em urbanismo sustentável e gestão costeira. Entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Búzios foi um dos mais bem avaliados, consolidando-se como referência na aplicação dos ODS, especialmente os relacionados ao saneamento (ODS-6) e à vida na água (ODS-14).

Programa Bandeira Azul e sua relevância

O secretário do Ambiente e Urbanismo de Búzios, Evanildo Nascimento, comemorou o reconhecimento, que reforça o compromisso da gestão com políticas ambientais desde 2021. “Essa premiação representa o impacto positivo do Bandeira Azul nas praias e no desenvolvimento urbanístico da cidade. Nosso objetivo é expandir esse programa para a maioria das praias de Búzios até 2030”, afirmou.

Embora o prefeito e o secretário não tenham comparecido ao evento, uma equipe técnica da Secretaria esteve presente para receber o prêmio das mãos do governador Cláudio Castro. O trabalho apresentado incluiu os avanços em gestão costeira e os benefícios ambientais e urbanísticos proporcionados pela certificação internacional.

Metas para 2030

Durante o evento, os municípios foram incentivados a estabelecer metas ambiciosas para os próximos anos. Em Búzios, o compromisso é ampliar o número de praias certificadas pelo Bandeira Azul, garantindo melhorias em saneamento básico, proteção ambiental e qualidade turística.

Além do reconhecimento, a premiação abre a possibilidade de o município acessar recursos federais significativos para investir ainda mais em sustentabilidade e infraestrutura urbana.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Arraial do Cabo sedia 10ª edição da WTR com recorde de inscritos e ações de sustentabilidade

Prefeito se reúne com Estado e cobra início de obras em bairros de Búzios

Instalação sensorial alerta para a violência infantil em Tamoios no distrito de Cabo Frio

Búzios sedia lançamento do Programa Novas Rotas, da Embratur, voltado à internacionalização do turismo na Costa do Sol

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade