Quando se diz que o ano começa depois do Carnaval, em Armação dos Búzios, essa afirmação não se trata de força de expressão. O município começou a funcionar segundo a nova estrutura administrativa, proposta pelo prefeito Alexandre Martins (Republicanos). Entre criações e desmembramentos de antigas pastas, a Prefeitura conta agora com 20 secretarias e órgãos do primeiro escalão.
As mudanças estão valendo segundo os termos da Lei Municipal Nº 1.803, publicada no Diário Oficial do último dia 17. A atual reforma foi feita pouco mais de dois anos após a última, oficializada pela Lei Nº 1.619, de 28 de janeiro de 2021.
Fazem parte da nova estrutura as secretarias de Governança e Compliance que tem, entre as principais funções, implementar processos e estruturas, inclusive de gestão de riscos e controles internos, para avaliar, direcionar e monitorar os processos licitatórios e os respectivos contratos, e a da Pessoa com Deficiência (PCD). O desmembramento de secretarias existentes resultou ainda na criação das secretarias da Mulher; do Idoso; de Obras e Projetos e de Saneamento e Drenagem.
“Estamos separando a secretaria da mulher da secretaria do idoso, para atender melhor tanto uma como a outra, assim como a coordenadoria de igualdade racial, que é muito importante para gente, assim como a secretaria de PCD”, comentou o prefeito Alexandre Martins, que está em viagem oficial a Portugal.
Além de atender às necessidades administrativas do governo, as mudanças também vem a reboque da acomodação de forças políticas, notadamente da base do governo na Câmara.
Conforme a Prensa já havia noticiado, o vereador Gugu de Nair (União Brasil) deve assumir o Turismo agora no mês de março, assim como Niltinho de Beloca (Pros) está cotado para assumir a Secretaria do Idoso e Aurélio Barros (Patriota), a de da Pessoa com Deficiência.
Mudanças no primeiro escalão já confirmadas são na chefia de Gabinete, agora a cargo do ex-secretário de Serviços Públicos, Marcus Vallerius da Silva, o Marcão. No lugar dele, assumiu o ex-presidente da Câmara, Leandro Pereira. Uma incógnita é a situação da Secretaria de Pesca, ainda sob o comando do vereador licenciado Dom de Búzios. Em vídeo publicado esta semana, Dom disse que deixaria o cargo, mas até o fechamento desta matéria, a saída não havia sido confirmada.
Apesar das alterações, o site oficial da Prefeitura ainda não havia feita a atualização das novas secretarias e de seus titulares.