Explorar a vida ao ar livre é a nossa praia, mas o que fazer quando São Pedro não colabora? A chuva e o frio não impedem de aproveitar a cidade, que oferece muitos locais bacanas para tomar café (e/ou vinho!), programas relaxantes como yoga, meditação e massagens e atividades que vão de patinação à acrobacia aérea, incluindo até mesmo o mergulho de cilindro, que pode ser praticado em dias chuvosos.
Abaixo, algumas dicas para curtir Búzios até debaixo d´água, literalmente!
1) Café!
São muitas e boas as opções em Búzios na hora de tomar um café da manhã ou da tarde. Em Manguinhos/Geribá, as opções são a Le Bon Jus (no novo condomínio Parque das Acácias), Golden Bread (Porto da Barra), Rabe Boulangerie (de frente pra rua Celeste Da costa), Duo Market (em frente ao Shopping 5.000) e Nativa (praia de Maguinhos, onde funciona o clube de esportes Makani). Na Tartaruga tem a Balthazar Bakery e, em João Fernandes, o Sanse Café. Já no Centro, a pedida é o Maria Maria Café, referência por conta do famoso e delicioso bolo de banana com chocolate. Em quase todas as casas, a carta de vinhos também está à disposição para aqueles que apostam que, para brindar, não tem tempo ruim!
2) Yoga & Meditação
O Hotel Búzios Espiritualidade, na mística praia de Caravelas, oferece práticas de yoga e meditação também para não hóspedes. Aproveite para almoçar ou jantar no OM Restaurante, instalado no hotel. Nos dias de sol, vale a pena fazer as caminhadas pelas trilhas nos arredores, organizadas pelo hotel. Aulas avulsas de Yoga podem ser feitas também no Golden Prana (Porto da Bara) e na Casa Somar (Manguinhos).
3) Massagem
O La Pedrera Small Hotel, no alto de João Fernandes, oferece pacotes com massagens variadas (relaxante, bem-estar, tailandesa…), além de reflexologia, banho de ofurô com sais, drenagem facial, esfoliação corporal e spa dos pés. A linda vista panorâmica está incluída nos serviços!
4) Comprinhas
Que tal circular por Geribá, Manguinhos, Porto da Barra, Rua das Pedras e a Orla Bardot de olho nas vitrines de lojas que são a cara de Búzios? Na Geribá Surf Shop e na Soul Sal e Sol, as estampas das camisas, camisetas, saídas de praia e acessórios têm tudo a ver com a vibe do balneário. Para a moda praia, a Yemanjá, capricha em trajes trazidos de Bali e de outros pontos do mundo. Já as lojas de decoração garantem peças com o charme rústico de Búzios, perfeitas para enfeitar a casa ou presentear amigos.
5) Arte por toda parte
Falando em peças de decoração, a Rua das Pedras abriga galerias de arte, como os coloridos espaços Galeria-Atelier Flory Menezes e Abigail Whasti, que merecem uma visita. Aproveite para entrar na Travessa dos Arcos e apreciar as esculturas em bronze “Menina na fonte” e “Menino da Pipa”, da artista plástica Christina Motta, que assina as estátuas de Brigitte Bardot e “Os Três Pescadores”, na Orla Bardot. De guarda-chuva em punho, estique a caminhada até à bucólica Praça dos Ossos, que abriga o charmoso Antiquário dos Ossos. Por ali, um pouco mais do talento de Christina Motta, com as lindas obras “Crianças nos Ossos” e “Garota dos Ossos”.
6) Igrejinhas bucólicas
Uma vez na Praça dos Ossos, a dica é subir até à singela Igreja de Santana, com localização privilegiada e arquitetura típica do século 18. Em Geribá, a acolhedora Capela de Nossa Senhora Desatadora de Nós (no átrio da Igreja matriz de Santa Rita de Cassia) é um refúgio perfeito para uma oração.
7) Pernas para o ar
O Hotel Selina, no Centro, oferece uma variada programação para quem quer se mexer mesmo em dias com cara de preguiça. Entre as atividades, que podem ser praticadas também por não hóspedes, estão aulas de acrobacia, patins e dança.
8) Mergulho
A prática do mergulho pode acontecer mesmo em dias de chuva. A visibilidade não é a mesma de quando o sol está à pino, mas não impede os mergulhadores iniciantes e avançados de observarem a diversificada vida marinha buziana. Os barcos levam às ilhas de Âncora e de Gravatás, consideradas os melhores pontos de Búzios, além da praia de João Fernandes.