Nesta terça-feira (26) é comemorado o Dia de Sant’Anna, padroeira de Búzios. A celebração de 282 anos conta com diversas atrações. Mas nesta data é importante lembrar um pouco da história da chegada da imagem ao balneário. Separamos 5 fatos sobre Sant’Anna que você precisa saber.
1- Diz uma lenda que a imagem de Sant’Anna foi encontrada no mar por pescadores, e que a partir desse dia não faltou mais pesca para a população.
2- Acredita-se que a imagem teria naufragado na primeira expedição naval portuguesa de reconhecimento do litoral brasileiro.
3- Durante a construção da capela, a imagem mudava milagrosamente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite, o que fez que a capela fosse definitivamente construída voltada para o mar
4- A Igreja de Sant’Anna é a única edificação buziana da época da pesca das baleias, construída por volta de 1743, em estilo conhecido como ‘risco de giz’, com pedra, cal e argamassa de óleo de baleia.
5- Do alto de sua posição privilegiada, contornada pelo mar com barcos de pesca coloridos, a igreja possui um cenário extraordinário, tendo vista para as Praias da Armação e dos Ossos. Aos fundos está localizado o antigo Cemitério dos Escravos.