Búzios foi cenário de um evento especial que marcou a celebração dos 50 anos do empresário Augusto Pompa e a transformação do restaurante Juscelino, na Orla Bardot, bairro Armação, em patrimônio cultural e imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O evento, realizado neste sábado (15), reuniu diversas personalidades e autoridades, tornando a noite memorável.
O restaurante Juscelino foi escolhido para a comemoração por ser de propriedade do aniversariante e de sua esposa, Milene Copello. Desde sua inauguração em 2022, o restaurante tem se destacado pela alta gastronomia, com um cardápio sofisticado assinado pela chef baiana Giselle da Silva, focado em frutos-do-mar. Augusto Pompa, que mora em Búzios há 18 anos, recebeu a Medalha Tiradentes, uma honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), entregue pelo deputado estadual Thiago Gagliasso. Além disso, o restaurante foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Estado do RJ.
A noite foi repleta de surpresas e homenagens. Thiago Gagliasso, com o também deputado estadual Wellington José, entregou a condecoração a Augusto Pompa, destacando a importância do restaurante Juscelino, que ocupa um casarão histórico do século XVIII. O local, que já foi casa de veraneio do ex-presidente Juscelino Kubitschek, mantém seu charme colonial e agora é um ponto turístico de Búzios.
O deputado federal Daniel da Costa Freitas também participou do evento, entregando a Augusto a comenda federal da Ordem do Mérito Empreendedor JK, que premia personalidades que encarnam o espírito empreendedor e cívico de Juscelino Kubitschek.
Entre os convidados, estiveram presentes os atores Raul Gazolla, Nelson Freitas, Paulo Cintura, Kadu Moliterno, o diretor e cineasta Ignácio Coqueiro e o escritor de novelas Vinicius Marques (Vina). Raul Gazolla, na ocasião, anunciou que, em breve, estreará como apresentador do programa “Gazolla – Em Foco”, que terá Búzios como cenário principal e contará com o apoio do restaurante Juscelino.
Érica Viana, uma das convidadas, e a principal anfitriã de Búzios, comentou sobre a transformação do restaurante para o evento: “E o mais interessante é que o restaurante virou um cenário de uma ficção. Mudou totalmente o restaurante para festa, como se fosse uma locação para uma cena de novelas, porque tinha tudo para ser uma gravação. Foi lindo.”
Emocionado, Augusto Pompa agradeceu a todos e destacou a importância de sua família, chamando ao palco sua esposa Milene e sua filha Sophia, de nove anos. “Esse título não significaria nada, se eu não carregasse uma representatividade fraterna de amor por essas duas pessoas que, para mim, são as verdadeiras essências da vida”, declarou.
A celebração contou ainda com momentos de humor, proporcionados pelo ator Nelson Freitas, e com a apresentação musical da dupla João Lucas & Marcelo, que animou a festa até a madrugada de domingo (16), a DJ Lud Prado encerrou a noite com muita dança e animação.