A cidade de Búzios se prepara para celebrar, entre os dias 25 e 27 de julho, os 285 anos da tradicional Festa de Sant’Anna, padroeira do município. Considerada a manifestação religiosa mais antiga da cidade, a celebração reúne moradores, turistas e devotos em torno da capela centenária construída em 1740, no Morro de Sant’Anna, entre a Praia dos Ossos e a Praia da Armação.
Os festejos têm início na sexta-feira, dia 25, com a tradicional alvorada musical às 6h, partindo do Posto de Saúde da Ferradura, seguida de Missa Solene às 10h na igreja. Às 18h, uma procissão percorrerá o entorno do morro, culminando com uma Missa Campal às 20h, aberta ao público. A noite será encerrada com shows de música sacra e católica, reunindo fiéis celebrando a tradição buziana.
No sábado, dia 26, feriado municipal em homenagem à padroeira, a programação terá continuidade com o tradicional “Chá da Vovó”, promovido pela Secretaria da Pessoa Idosa, seguido por apresentações da Escola de Música Villa-Lobos. Às 19h, será realizada missa na capela, e às 20h30 terá show do Clube de Choro “Pendura no Prego”, seguido por apresentação do cantor Flávio Venturini.
O encerramento dos festejos ocorre no domingo, dia 27, com missa às 11h na capela de Sant’Anna, seguida da tradicional feijoada comunitária às 12h no morro da igreja. Durante a tarde, a banda Armação animará o público, haverá sorteio de prêmios e apresentação do grupo Circolo de Criação, finalizando com o sorteio da rifa às 18h.
Organizado pela Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, o evento, que resgata a cultura popular, é aberto ao público e acesso gratuito.
A Festa de Sant’Anna é considerada a manifestação religiosa mais antiga de Búzios, com uma lenda local que associa a santa à proteção da pesca, tradição que motivou a edificação da capela em 1740.