Search
Degradê com CSS

Búzios celebra 285 anos da Festa de Sant’Anna com três dias de tradição e cultura

Com missas, procissões, shows e atividades culturais, a festa da padroeira movimenta a Igreja de Sant’Anna de 25 a 27 de julho
Padroeira de Búzios, Nossa Senhora de Sant'Anna. 
Imagem: Matheus Coutinho
Padroeira de Búzios, Nossa Senhora de Sant'Anna. Imagem: Matheus Coutinho

A cidade de Búzios se prepara para celebrar, entre os dias 25 e 27 de julho, os 285 anos da tradicional Festa de Sant’Anna, padroeira do município. Considerada a manifestação religiosa mais antiga da cidade, a celebração reúne moradores, turistas e devotos em torno da capela centenária construída em 1740, no Morro de Sant’Anna, entre a Praia dos Ossos e a Praia da Armação.

Os festejos têm início na sexta-feira, dia 25, com a tradicional alvorada musical às 6h, partindo do Posto de Saúde da Ferradura, seguida de Missa Solene às 10h na igreja. Às 18h, uma procissão percorrerá o entorno do morro, culminando com uma Missa Campal às 20h, aberta ao público. A noite será encerrada com shows de música sacra e católica, reunindo fiéis celebrando a tradição buziana.

No sábado, dia 26, feriado municipal em homenagem à padroeira, a programação terá continuidade com o tradicional “Chá da Vovó”, promovido pela Secretaria da Pessoa Idosa, seguido por apresentações da Escola de Música Villa-Lobos. Às 19h, será realizada missa na capela, e às 20h30 terá show do Clube de Choro “Pendura no Prego”, seguido por apresentação do cantor Flávio Venturini.

O encerramento dos festejos ocorre no domingo, dia 27, com missa às 11h na capela de Sant’Anna, seguida da tradicional feijoada comunitária às 12h no morro da igreja. Durante a tarde, a banda Armação animará o público, haverá sorteio de prêmios e apresentação do grupo Circolo de Criação, finalizando com o sorteio da rifa às 18h.

Organizado pela Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, o evento, que resgata a cultura popular, é aberto ao público e acesso gratuito.

A Festa de Sant’Anna é considerada a manifestação religiosa mais antiga de Búzios, com uma lenda local que associa a santa à proteção da pesca, tradição que motivou a edificação da capela em 1740.

Igreja de Sant’Anna, localizada entre a Praia da Armação e Praia dos Ossos. A construção foi iniciada em 1740. Imagem: Matheus Coutinho.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Líder de milícia da Baixada é preso em São Pedro da Aldeia após operação da Draco

Guarda Marítima de Cabo Frio notifica embarcações por infrações ambientais no Peró e na Ogiva

Búzios abre recadastramento do UniBúzios para universitários já beneficiados pelo programa

PF atua contra fraudes no INSS e cumpre mandados em Búzios, Cabo Frio e outras cidades do RJ

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!