Search

Búzios busca ações integradas para apoio a pessoas em situação de rua

Reunião entre secretarias debate estratégias de assistência e acolhimento; atuação foca em abordagem humanizada e apoio social
moradores em situação de rua

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Búzios promoveu nesta quinta-feira (7) uma reunião estratégica com representantes de várias áreas da administração municipal para discutir uma atuação coordenada no atendimento às pessoas em situação de rua. A proposta central é integrar esforços das secretarias de Saúde Mental, Segurança, Postura e CREAS para oferecer suporte e orientação com foco em dignidade e reintegração.

Integração de Serviços e Atendimentos

A reunião incluiu representantes da Saúde Mental, Guarda Municipal, Postura e Secretaria de Governo, abordando maneiras de unir esforços no atendimento às necessidades específicas de cada indivíduo em situação de rua. Segundo a secretária Joice Costa, o atendimento ocorre de forma regular e em plantões com psicólogos e assistentes sociais, que realizam abordagens para incentivar o retorno à moradia ou para abrigos. Este processo também inclui oferta de passagens para retorno ao local de origem quando aceito.

Perfis e Desafios das Abordagens

Búzios acompanha atualmente 41 pessoas em situação de rua, sendo a maioria referenciada no CREAS. Muitas dessas pessoas têm vínculos familiares rompidos, em grande parte devido ao vício em substâncias. Com um percentual significativo enfrentando problemas de dependência química ou de saúde mental, o atendimento especializado se torna essencial. Entre esses, 30 são beneficiários do Bolsa Família e permanecem nas ruas, vivendo de doações de moradores e turistas.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Licenças de ambulantes na Praia da Azeda são suspensas após briga por espaço

Falta de plano da Enel para verão preocupa Petrópolis diante de histórico de apagões

Búzios recebe Programa Empoderadas com suporte jurídico e psicológico para mMulheres

Macaé Avança como futuro Hub Energético do Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima