Segundo o trade turístico, o balneário está com 95% dos leitos reservados
Um dos principais destinos turísticos do Brasil, Búzios bate recorde e registra maior alta de ocupação na rede hoteleira para o Réveillon desde 2018, antes da pandemia. O anúncio foi feito pela Prefeitura nesta quarta-feira (29). Segundo o município, dados do Búzios Convention & Visitors Bureau, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, AHB e APB apontam ocupação é 95%, quando em 2018 a média foi de 84%.
A Prefeitura disse ainda que a Autoviação 1001 também informou que Búzios é o destino mais procurado nesta temporada, seguido por Arraial do Cabo e Cabo Frio. Há previsão de movimento intenso na Via Lagos. A CCR ViaLagos, concessionária que administra a rodovia, os dias de maior movimento com destino a Região dos Lagos são nesta quarta (29) e quinta (30), quando devem passar 44 e 54 mil veículos, respectivamente. Na volta do Réveillon, são esperados 66 mil veículos, no domingo (2), e outros 63 mil, na segunda-feira (3).
Já prevendo o aumento do fluxo de turistas no balneário, a Prefeitura de Búzios montou várias ações para ordenamento da cidade com intuito de promover bem-estar e segurança para toda população e turistas, com a chegada do verão. Os pontos críticos da península estão com uma maior atenção com a operação que ocorrerá durante todo o período. A força-tarefa das viaturas do setor Patrulha Maria da Penha, ROMU, Guardas Mirins, Ambiental e Patrimonial estará estruturada para atender e dar suporte necessário às demandas.
A ROMU fará um trabalho ostensivo com o apoio de mais uma viatura, o setor de trânsito terá acréscimo de efetivo de pontos assistidos, a Guarda Mirim executará o trabalho com os instrutores, os Guardas Ambientais também como parte integrante da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, com o papel de proteção do meio ambiente.
Além da equipe de guarda-vidas do município, haverá reforço do Corpo de Bombeiros nas praias para dobrar a atenção nos locais mais frequentados pelos visitantes. Os agentes ficarão em pontos estratégicos para orientação e prevenção dos banhistas.
As praias de Geribá e Tucuns receberão reforço efetivo de mais dez militares, que atuarão com apoio de Jet-ski de pequeno porte e embarcação da Guarda Marítima Ambiental. As praias de João Fernandes e Ponta do Pai Vitório também receberão os guarda-vidas na Operação.
Além das festas de virada de ano privadas, o balneário terá queima de fogos nas praias de Geribá, Manguinhos, Centro e Rasa. De acordo com a assessoria, esse não haverá as caixas de som instaladas pelas Prefeituras.
Pesquisa ABIHRJ
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIHRJ), fez um levantamento sobre o Réveillon 2021-2022 nos municípios do interior do Estado do Rio. Segundo a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (28), a média geral é de 91,25%.
A região com maior índice é Angra dos Reis, com 97% da ocupação hoteleira, seguida de perto por Cabo Frio e Paraty, empatados 96%. Armação dos Búzios está em terceiro, com 94,80%, Arraial do Cabo em quarto (93,60%) e Macaé em quinto (93,50%). Na sexta posição está Petrópolis, com 93%. Vassouras vem em sétimo, com 91,60%, logo à frente de um novo empate: Teresópolis e Valença/ Conservatória têm 91%, na oitava posição. A nona posição também é dividida por Rio das Ostras e Miguel Pereira, ambos com 90%. Itatiaia/ Penedo apresentam 84% e Nova Friburgo 76%.