Unidade provisória vai abrigar os estudantes a partir da próxima segunda-feira (7) até o término das obras da sede, em Manguinhos
Depois de muita indefinição, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Búzios bateu o martelo e definiu o local que vai abrigar provisoriamente os quase 800 alunos da Escola Municipal Theotônio Vieira. Os estudantes terão as aulas presenciais retomadas, a partir da próxima segunda-feira (7), no espaço da futura Escola Municipal Nobelina, na Avenida Roberto Improta Saraiva, nº 88, na Ferradura, ao lado do Posto de Saúde.
Os alunos da Escola Nicomedes vão permanecer no prédio até que as obras da unidade sede, localizada em Manguinhos, terminem. O local conta com seis salas de aula.
A notícia dessa nova alternativa para retomada das aulas começou a circular no dia 25 de fevereiro, quando uma comissão da Secretaria de Educação e vereadores da cidade fizeram uma vistoria no
local. Na ocasião, o município não havia confirmado a informação.
Um dos vereadores que participou da vistoria foi Raphael Braga. Ele se mostrou preocupado em como o município vai alocar todos os alunos, já que só dispõe de seis salas e com tamanho reduzido, feitas para atender crianças da creche, enquanto a sede da Nicomedes conta com oito salas e em tamanho maiores. O município não deu detalhes de como vai abrigar todos os alunos.
O conselho escolar da unidade também não é a favor dessa proposta da Secretaria por garantir um direito e violar outro, que é o fato das crianças que precisam estar na creche serem cerceadas em detrimento do prédio ser cedido para outra escola.
Na noite da sexta-feira (25), os conselheiros e pais e responsáveis pelos alunos fizeram um protesto em frente à unidade em obras. Eles reivindicavam o retorno seguro das aulas. Os estudantes da unidade são os únicos que ainda estavam com ensino remoto, com aulas por meio de apostilas.
Segundo a Secretaria de Educação, os estudantes da Nicomedes retornarão com o horário de funcionamento normal, atendendo aos alunos do 6º ao 9º ano e EJA, nos turnos manhã, tarde e noite. Eles terão acesso aos ônibus circulares, transporte municipal gratuito.
Saiba mais sobre o assunto: