Fotos sorridentes nas redes sociais escondem a verdade do fato, a atitude cruel e de falta de respeito pela vida animal
Mais uma cena fake para as redes sociais, causou a indignação de banhistas na tarde desta segunda-feira (20), na praia Rasa, em Búzios. Dois homens adultos recolheram um pinguim que havia acabado de alcançar a areia, vindo do mar. Com o animal no colo, os homens pousaram para fotos, sorrindo ao lado do pinguim, permanecendo com o animal por um longo tempo, caminhando com ele pela areia da praia. Incomodados com a cena, banhistas que estavam no local chamaram o Centro de Tratamento Ambiental – CTA e pediram que os homens deixassem o bichinho em paz, mas nada adiantou. Agressivos com as pessoas que reclamavam, os homens permaneceram com o animal no colo, e quando finalmente o devolveram ao mar, ele já estava quase morto.
– O pinguim saiu vivo da água e nós chamamos o CTA. Enquanto eles estavam vindo, dois homens começaram a pegar o pinguim no colo pra tirar selfies e não queriam soltar. Me aproximei pra pedir pra eles não fazerem isso, e o homem que estava com o pinguim na mão veio pra cima de mim falando que ia pegar a minha câmera e chegou a puxar a maquina de mim. Depois um deles entrou na água e devolveu o bicho pro mar. O pinguim desapareceu, afundou, provavelmente já morto de cansaço – contou uma banhista, que não quis se identificar.
Ainda na mesma tarde, um morador de Búzios que andava a cavalo na praia, avistou o pinguim morto boiando na beira d’água. Parando para observar o bicho, e sem saber do que tinha acontecido momentos antes naquele local, o morador diz que se surpreendeu com a chegada repentina dos pesquisadores do CTA.
– Fiquei olhando o pinguim, esperando até o animal chegar na areia e por incrível que pareça, o órgão responsável, o CTA, chegou em 5 minutos, pegou o pinguim e foi embora. Não entendi nada, parecia que o bicho estava com chip. Chegaram rápido e só eu estava na praia – explica o morador.
Cuidados com a vida animal marinha
Ao avistar algum animal marinho na praia as pessoas devem chamar o CTA – Centro de Tratamento Ambiental, baseado em Macaé.
Pinguins são aves marinhas nadadoras da Família Spheniscidae, que vivem principalmente na Antártida. As diversas espécies fazem rota migratória sazonal até a costa brasileira, em especial no inverno.
Durante esses movimentos migratórios é comum que indivíduos mais jovens ou doentes, se percam do grupo e acabem chegando até as praias brasileiras dos estados do Sul e Sudeste. Os pinguins jovens ou doentes aparecem nas praias já magros, e geralmente exaustos.
Na tentativa de ajudar, muitas pessoas chegam a recolher esses animais e até colocam em isopor com gelo. Isso é um erro porque faz mal aos bichos. Os especialistas pedem que sob hipótese alguma, toquem ou peguem os pinguins na água ou na areia.