Pular para o conteúdo
Search

Búzios: Banhistas tiram selfies com pinguim e animal morre minutos depois

Fotos sorridentes nas redes sociais escondem a verdade do fato, a atitude cruel e de falta de respeito pela vida animal

Mais uma cena fake para as redes sociais, causou a indignação de banhistas na tarde desta segunda-feira (20), na praia Rasa, em Búzios. Dois homens adultos recolheram um pinguim que havia acabado de alcançar a areia, vindo do mar. Com o animal no colo, os homens pousaram para fotos, sorrindo ao lado do pinguim, permanecendo com o animal por um longo tempo, caminhando com ele pela areia da praia. Incomodados com a cena, banhistas que estavam no local chamaram o Centro de Tratamento Ambiental – CTA e pediram que os homens deixassem o bichinho em paz, mas nada adiantou. Agressivos com as pessoas que reclamavam, os homens permaneceram com o animal no colo, e quando finalmente o devolveram ao mar, ele já estava quase morto.

Dois homens retiram o animal da água

– O pinguim saiu vivo da água e nós chamamos o CTA. Enquanto eles estavam vindo, dois homens começaram a pegar o pinguim no colo pra tirar selfies e não queriam soltar. Me aproximei pra pedir pra eles não fazerem isso, e o homem que estava com o pinguim na mão veio pra cima de mim falando que ia pegar a minha câmera e chegou a puxar a maquina de mim. Depois um deles entrou na água e devolveu o bicho pro mar. O pinguim desapareceu, afundou, provavelmente já morto de cansaço – contou uma banhista, que não quis se identificar.

Sorrisos na selfie escondem o sofrimento do pinguim

Ainda na mesma tarde, um morador de Búzios que andava a cavalo na praia, avistou o pinguim morto boiando na beira d’água. Parando para observar o bicho, e sem saber do que tinha acontecido momentos antes naquele local, o morador diz que se surpreendeu com a chegada repentina dos pesquisadores do CTA.

No vídeo o pinguim morto na praia

– Fiquei olhando o pinguim, esperando até o animal chegar na areia e por incrível que pareça, o órgão responsável, o CTA, chegou em 5 minutos, pegou o pinguim e foi embora. Não entendi nada, parecia que o bicho estava com chip. Chegaram rápido e só eu estava na praia – explica o morador.

O grupo do CTA foi até o local e encontrou o pinguim já morto

Cuidados com a vida animal marinha

Ao avistar algum animal marinho na praia as pessoas devem chamar o CTA  – Centro de Tratamento Ambiental, baseado em Macaé.

Pinguins são aves marinhas nadadoras da Família Spheniscidae, que vivem principalmente na Antártida. As diversas espécies fazem rota migratória sazonal até a costa brasileira, em especial no inverno.

Durante esses movimentos migratórios é comum que indivíduos mais jovens ou doentes, se percam do grupo e acabem chegando até as praias brasileiras dos estados do Sul e Sudeste. Os pinguins jovens ou doentes aparecem nas praias já magros, e geralmente exaustos.

Na tentativa de ajudar, muitas pessoas chegam a recolher esses animais e até colocam em isopor com gelo. Isso é um erro porque faz mal aos bichos. Os especialistas pedem que sob hipótese alguma, toquem ou peguem os pinguins na água ou na areia.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.