Em parceria com a Porlagos, fiscais percorrem bairros para verificar as irregularidades e notificam empresas e proprietários de imóveis
Apesar de ter a maior cobertura de coleta de esgoto por rede separativa na Região dos Lagos, segundo a Prolagos, o município de Búzios convive constantemente com esgoto à beira mar. O crescimento imobiliário impulsionou o crescimento das ligações clandestinas, que podem causar extravasamentos e danos ao meio ambiente.
Desde 2021, a Secretaria de Obras, Saneamento e Drenagem, em conjunto com a concessionária realizam operação para combater essas irregularidades. Os fiscais percorrem bairros e quando encontram as ligações compulsórias notificam empresas e proprietários de imóveis.
Segundo o município, os bairros com mais notificações de ligações irregulares são: Osso, Armação, no entorno da Lagoa de Geribá, em Manguinhos. Além do trabalho punitivo, as equipes da Prefeitura e da concessionária é orientar a população sobre os dados ao meio ambiente. A Prolagos também auxilia na desobstrução da rede de drenagem, com a utilização de caminhões vacol e equipe.
“Estamos conscientizando e notificando os moradores para não jogarem seus esgotos na rede pluvial. Toda ação tem o apoio da Prolagos para orientar sobre a rede separativa da rua. As pessoas insistem em ligar os esgotos na rede pluvial, isso tem que acabar”, disse o secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira.
Investimentos
A Prolagos implantará nos próximos cinco anos 40 quilômetros de tubulação, um investimento de R$70 milhões para garantir que metade da população seja atendida por esse sistema. O projeto que prevê a migração do atual modelo de esgotamento sanitário em vigor, Coleta em Tempo Seco.