Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Prefeito de Búzios determina arquivamento da taxa ambiental após repercussão negativa

Alexandre Martins afirma que nunca apoiou a cobrança e envia áudio exclusivo à Prensa de Babel explicando os motivos da decisão
Alexandre Martins defende equilíbrio entre sustentabilidade e turismo em Búzios ao discutir a criação da Taxa de Turismo Sustentável / foto divulgação
Alexandre Martins defende equilíbrio entre sustentabilidade e turismo em Búzios ao discutir a criação da Taxa de Turismo Sustentável / foto divulgação

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins, anunciou, nesta quarta-feira (19), o arquivamento do Projeto de Lei Complementar que criaria a chamada Taxa de Turismo Sustentável (TTS) no município. A medida foi tomada após dias de forte reação pública, críticas nas redes sociais e intensos debates na Câmara Municipal, que analisava duas emendas ao texto original.

Em áudio enviado com exclusividade à jornalista Camila Raupp da Prensa de Babel, nas primeiras horas da manhã, Martins afirmou que não apoiava a adoção da taxa, apesar de ter encaminhado o projeto ao Legislativo. Segundo ele, o envio ocorreu por respeito ao debate democrático e pelo papel institucional da prefeitura.

Eu não sou a favor. Mandei para a Câmara porque não estou aqui só para fazer o que eu quero, mas acho uma ação antipática cobrar para entrar na cidade. Já pagamos estacionamento”, declarou o prefeito. Ele acrescentou que evitou comentar publicamente o tema para não influenciar vereadores ou lideranças antes da votação.

A proposta previa a cobrança de visitantes como forma de financiar ações de gestão de resíduos, especialmente durante a alta temporada. Segundo Martins, a demanda existe. A produção de lixo sobe de 60 para 250 toneladas por dia em períodos de maior fluxo turístico. Ainda assim, ele destacou que o turismo injeta recursos no comércio, na hotelaria e em toda a cadeia econômica de Búzios.

Com o arquivamento da TTS, Martins defendeu concentrar os esforços na Taxa de Preservação Ambiental (TPA) — instrumento já previsto em lei municipal há cerca de sete anos, mas que ainda depende de estudos técnicos e ajustes para atender à legislação vigente.

Trabalhamos com a TPA que já existe, mas ela precisa estar de acordo com a legislação”, afirmou.

A decisão ocorre em um momento de forte sensibilidade entre moradores, empresários e representantes do setor turístico, que apontaram riscos de prejuízo à imagem do destino e possíveis impactos na circulação de visitantes. A expectativa é de que a discussão sobre a TPA seja retomada com maior embasamento técnico e participação social.

Ouça o áudio do prefeito Alexandre Martins / Agência Prensa de Babel

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Concurso público em Búzios tem expectativa de 40 mil inscritos

Câmara de Búzios aprova abono para servidores efetivos e comissionados

Búzios institui a Semana Gospel e inclui evento no calendário oficial do município

Búzios institui a Rota do Sol como novo circuito de interesse turístico no município

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]