Após denúncias de irregularidades nos procedimentos de prevenção e segurança dos trabalhadores a Prensa procurou os responsáveis pelo empreendimento para obter informações
Após postagens nas redes sociais com questionamentos de moradores de Búzios sobre que medidas estão sendo tomadas nas obras do Aretê em relação a prevenção dos trabalhadores ao COVID-19, o Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, responsável pelo empreendimento, esclareceu à Prensa que as construtoras contratadas para realizar as obras do Aretê estão em conformidade com as orientações e determinações dos governos Federal, Estadual e Municipal, assim como os procedimentos indicados pelo SINDUSCON, SECONCI, ADEMI e Sintraconst RJ.
Ainda afirmam que estão aplicando nos alojamentos as mesmas medidas que já foram postas em prática no canteiro de obras, dentre elas a medição de temperatura diária dos funcionários.
Constatamos que atualmente, há um reduzido número de operários em alojamentos, todos localizados nas proximidades dos canteiros de obras, e seus deslocamentos ocorrem por meio de carros particulares ou a pé, devido à curta distância.
De acordo com a assessoria, o Fundo de Investimento Imobiliário é solidário no processo de adequações realizadas pelas construtoras, visando as diversas medidas de segurança e prevenção dentro dos canteiros de obras desde o início da campanha de combate à disseminação do Corona Vírus (Covid 19) e que a decisão atual de manter em andamento as obras do Aretê está em conformidade com a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano de Búzios. E aproveita para esclarecer que os canteiros de obras são amplos, arejados e repletos de espaços abertos.
“O Opportunity entende que o procedimento correto no momento é trabalhar seguindo o protocolo e as orientações de segurança, sem afetar a cadeia produtiva e nem causar desempregos no setor. Por se tratar de uma situação nova e sem precedentes, as equipes estão atentas e preparadas para tomar novas medidas, assim como realizar ajustes nos procedimentos adotados. “, afirma a assessoria.
Vereadora de Búzios visitou o canteiro de obras
Na tarde desta terça-feira (24) a vereadora Gladys realizou uma visita na obra e, de acordo com os responsáveis, elogiou o plano de ação e a diversidade de medidas que estão sendo tomadas de forma preventiva.
O Aretê é um empreendimento, em Búzios com 300 casas de luxo numa primeira fase, que serão construídas em ilhas. Um investimento estimado de R$ 2 bilhões.