Pular para o conteúdo
Search

Búzios apresenta avanços ambientais em mesa redonda no G-20 Social

Município detalha ações de urbanismo sustentável e conquistas nos ODS
G20 BÚZIOS

Os representantes da Secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios participaram nesta sexta-feira (15) de uma mesa redonda no G-20 Social, realizado no Centro do Rio de Janeiro. Durante o evento, foi apresentada a proposta premiada “Sustentabilidade Ambiental e Urbanística de Búzios 2030”, que conquistou o 2º lugar no Desafio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovido pela ONU-Habitat.

Intervenções destacam avanços sustentáveis
O técnico Bernardo Corty apresentou um slideshow detalhando os avanços alcançados em diversos ODS, com ênfase nos objetivos:

  • ODS 6: Água Potável e Saneamento;
  • ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis;
  • ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima;
  • ODS 14: Vida na Água e Proteção Costeira.

Com imagens do antes e depois, a apresentação mostrou intervenções realizadas nas praias do Forno e Azeda, destacando sua classificação como Parques Municipais, Áreas de Preservação Ambiental e parte do Parque Estadual da Costa do Sol.

Trilhas ecológicas e Bandeira Azul
A apresentação também abordou a criação de trilhas ecológicas para promover a interação de moradores e visitantes com a natureza, principalmente nas praias que ostentam o selo Bandeira Azul. Além disso, foi anunciado que mais três praias de Búzios estão em fase de aprovação para obter a certificação.

O mediador Hélio Wanderlei elogiou a interação entre a Secretaria de Ambiente e Urbanismo e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), destacando a eficiência na execução das obras de adequação das praias para o programa Bandeira Azul.

Participação em podcasts e produções institucionais
A equipe de Búzios também participou de um podcast respondendo a perguntas da ONU-Habitat e da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade. O arquiteto e urbanista Leonardo Maffia, junto com a equipe da ONU, gravou um vídeo institucional sobre as conquistas nos ODS, com foco no ODS 14, para divulgação nas redes sociais da ONU-Habitat.

Integração dos ODS e impactos locais
A arquiteta e urbanista Bruna Corty ressaltou os aprendizados obtidos durante o treinamento promovido pela ONU-Habitat, destacando como as ações ligadas ao ODS 14 impactam positivamente os demais objetivos. “As melhorias nos espaços ambientais aumentam a qualidade de vida e geram mais renda para trabalhadores locais, reforçando a interconexão dos 17 ODS”, afirmou.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Torneio de Golfe do Clube Aretê destaca talento e espírito esportivo

Amanrasa lança cartilha para orientar moradores a registrar reclamações sobre falta de energia elétrica em Búzios

Região dos Lagos celebra Bandeira Azul em seis praias para a temporada 2024/2025

São Pedro da Aldeia ilumina espaços públicos com decoração natalina

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!