Unidade será edificada na Rasa e Prefeitura abre votação popular virtual para escolha do projeto estrutural
A Prefeitura de Búzios anunciou, na terça-feira (22), a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município. A unidade será edificada no bairro Rasa. O governo elaborou dois projetos e está fazendo uma enquete virtual pedindo aos buzianos que votem na estrutura urbanística que mais os agrada. A votação popular está disponível no Instagram e no Facebook oficiais do município. Mas como as UPAs já têm um padrão urbanístico em todo o Estado fica o questionamento se o projeto passou pelo Governo Estadual.
As postagens explicam que “o objetivo dessa interação é promover a transparência das ações da administração pública e firmar um contato maior entre governo e população”. Mas muitos comentários questionam detalhes, principalmente o valor da obra que não consta na postagem. Entre os dois projetos, a segunda opção está sendo bem vista na votação por estar no “estilo de Búzios”, de acordo com os internautas. Até a tarde desta sexta-feira (25), a postagem no Instagram tinha 98 curtidas e 38 comentários; já no Facebook 35 curtidas e 48 comentários.
“O primeiro projeto não parece a cidade; o 1 parece é Brasília. Já o PROJETO 2 é a cara da cidade. Vamos valorizar a estética Buziana!!! 2 na cabeça”, escreveu um internauta.
“O povo preocupado com estilo . A de menor custo, maior durabilidade, mais funcional, que atende melhor à população. E que tenha o principal: bom atendimento, médicos, insumos e bom aparelhamento”, disse outra internauta.
A Prensa questionou a Prefeitura sobre o novo projeto. O município informou por meio de nota que foram feitas duas propostas para escola dos moradores da cidade: uma é urbanística da cidade e a outra segue os padrões de construção de UPA, mas não respondeu às perguntas sobre quanto custará a obra, nem se a verba prevista terá ajuda do Governo Estadual e quando será o término da votação popular nas redes sociais.
Segundo o município, a nova UPA tem previsão para iniciar as obras em novembro de 2021, com prazo de seis meses para término. Com a obras, 20 leitos serão criados para o atendimento no bairro. A proposta é que logo após a abertura da nova UPA o Posto de Urgência (PU) da Rasa se torne uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
A Prensa entrou em contato com o Governo do Estado para saber se existe um padrão de projeto para construção das UPAS, se o município apresentou as propostas e se há essa necessidade de aprovação estadual, mas, até o fechamento da edição, não houve retorno.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves