Pular para o conteúdo
Search

Búzios anuncia a criação da Área de Proteção Ambiental do Mangue de Pedras

Publicado nesta manhã de sexta-feira(9), no Boletim Oficial nº1059, foi publicado o decreto assinado pelo prefeito André Granado, que cria a Área de Proteção Ambiental Mangue de Pedras (APA Mangue de pedras).

A decisão em transformar a área em APA, considerou o aspecto sustentável desta unidade de conservação, prevista no Sistema Nacional de Unidade de Conservação, onde poderão ser exercidas as atividades de visitação, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica, além de possibilitar o desenvolvimento do turismo ecológico no interior da APA.

O ecossistema é raro, um dos três existente em todo o planeta. Esta formação geológica compõe um dos 3 exemplares existentes no mundo e está localizada na parte continental do município,  na Praia Gorda, bairro Rasa.

A instituição desta APA é uma antiga aspiração da população local formada por remanescentes de quilombolas e ambientalistas da cidade. O Secretário de Meio Ambiente, recém empossado, Hamber Carvalho, comentou em sua conta numa rede social:

“Foram mais de 200 horas de trabalho desde domingo até hoje, com dedicação integral da Secretaria de Meio Ambiente, ( paralisando parcialmente suas atividades) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, tendo à frente o Secretário Humberto Alves, que colocou a estrutura de sua secretaria e seus funcionários, para que este sonho da população de Búzios se tornasse realidade. Tivemos toda a autonomia dada pelo prefeito para operar esta intervenção ambiental, usando como fundamento nosso Plano Diretor e os trabalhos de campo e relatórios técnicos ofertados a Prefeitura de Búzios pela geóloga, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Kátia Mansur.
Como secretário de meio ambiente, agradeço o esforço o carinho e a dedicação do Humberto Alves, Rodrigo, Roberto Campolina, Tuti, Vinicius Gralato Jr. e todos aqueles que aturaram meu estresse para que esse trabalho pudesse ser efetivado. Convido desde já , a todos que vibraram suas energias positivas para que conquistássemos este avanço para o meio ambiente da cidade, que compareçam no sábado próximo, às 9:30, no Mangue de Pedras, para que façamos uma grande manifestação popular, faça chuva ou faça sol. Estarei pessoalmente com o Prefeito, panfletando o Decreto da APA do Mangue de Pedras. Vamos fazer barulho aê. O Mangue de Pedras é nosso.”

Todas as atividades econômicas sustentáveis, só poderão ser iniciadas, após a criação do plano de manejo participativo, mediante a criação do Conselho Gestor.

A área da APA Mangue de Pedras é de 75 hectares e engloba a Ponta do Pai Vitório e a Praia da Gorda, e com esse ato a Prefeitura de Búzios está assegurando a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados da região das baixadas  litorâneas, bem como recuperar  as áreas degradadas ali existentes. Também manter populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias raras, vulneráveis endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas; preservar restingas, florestas atlânticas, vegetação xerofítica, cordões arenosos, costões rochosos, formações geológicas notáveis e sítios arqueológicos contidos em seus limites.

Porque o Mangue é tão raro

O que torna os mangues de pedras tão especiais é o fato de não haver rios que levem a água doce para a praia, caso da Gorda. O trabalho é feito pela infiltração de água da chuva na encosta do morro que cerca a praia. Graças ao fenômeno, a região abriga uma vegetação rara de ser encontrada numa praia, com plantas típicas de manguezal.

foto / ascom Búzios

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.