Publicado nesta manhã de sexta-feira(9), no Boletim Oficial nº1059, foi publicado o decreto assinado pelo prefeito André Granado, que cria a Área de Proteção Ambiental Mangue de Pedras (APA Mangue de pedras).
A decisão em transformar a área em APA, considerou o aspecto sustentável desta unidade de conservação, prevista no Sistema Nacional de Unidade de Conservação, onde poderão ser exercidas as atividades de visitação, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica, além de possibilitar o desenvolvimento do turismo ecológico no interior da APA.
O ecossistema é raro, um dos três existente em todo o planeta. Esta formação geológica compõe um dos 3 exemplares existentes no mundo e está localizada na parte continental do município, na Praia Gorda, bairro Rasa.
A instituição desta APA é uma antiga aspiração da população local formada por remanescentes de quilombolas e ambientalistas da cidade. O Secretário de Meio Ambiente, recém empossado, Hamber Carvalho, comentou em sua conta numa rede social:
“Foram mais de 200 horas de trabalho desde domingo até hoje, com dedicação integral da Secretaria de Meio Ambiente, ( paralisando parcialmente suas atividades) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, tendo à frente o Secretário Humberto Alves, que colocou a estrutura de sua secretaria e seus funcionários, para que este sonho da população de Búzios se tornasse realidade. Tivemos toda a autonomia dada pelo prefeito para operar esta intervenção ambiental, usando como fundamento nosso Plano Diretor e os trabalhos de campo e relatórios técnicos ofertados a Prefeitura de Búzios pela geóloga, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Kátia Mansur.
Como secretário de meio ambiente, agradeço o esforço o carinho e a dedicação do Humberto Alves, Rodrigo, Roberto Campolina, Tuti, Vinicius Gralato Jr. e todos aqueles que aturaram meu estresse para que esse trabalho pudesse ser efetivado. Convido desde já , a todos que vibraram suas energias positivas para que conquistássemos este avanço para o meio ambiente da cidade, que compareçam no sábado próximo, às 9:30, no Mangue de Pedras, para que façamos uma grande manifestação popular, faça chuva ou faça sol. Estarei pessoalmente com o Prefeito, panfletando o Decreto da APA do Mangue de Pedras. Vamos fazer barulho aê. O Mangue de Pedras é nosso.”
Todas as atividades econômicas sustentáveis, só poderão ser iniciadas, após a criação do plano de manejo participativo, mediante a criação do Conselho Gestor.
A área da APA Mangue de Pedras é de 75 hectares e engloba a Ponta do Pai Vitório e a Praia da Gorda, e com esse ato a Prefeitura de Búzios está assegurando a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados da região das baixadas litorâneas, bem como recuperar as áreas degradadas ali existentes. Também manter populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias raras, vulneráveis endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas; preservar restingas, florestas atlânticas, vegetação xerofítica, cordões arenosos, costões rochosos, formações geológicas notáveis e sítios arqueológicos contidos em seus limites.
Porque o Mangue é tão raro
O que torna os mangues de pedras tão especiais é o fato de não haver rios que levem a água doce para a praia, caso da Gorda. O trabalho é feito pela infiltração de água da chuva na encosta do morro que cerca a praia. Graças ao fenômeno, a região abriga uma vegetação rara de ser encontrada numa praia, com plantas típicas de manguezal.