Medida libera a emissão do QR Code para outros estabelecimentos comerciais, além das agências de turismo. Código funciona como um “passaporte” de acesso à cidade
Na última semana, a Prefeitura de Búzios autorizou a flexibilização de algumas atividades na cidade, após a pausa sanitária estadual de 10 dias. Com isso, agências de turismo foram autorizadas a emitir do Qr Code para a entrada de visitantes na cidade. Neste sábado (17), o órgão ampliou a medida para todos os serviços devidamente cadastrados.
O QR Code funciona como um “passaporte” de acesso às barreiras sanitárias para visita à cidade. O código foi uma sugestão da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB) e possibilita melhor fiscalização de entrada de turistas na cidade, mantendo o controle sanitário com menos impacto a economia local.
A medida foi confirmada pelo executivo após o envio de um ofício da ACEB à Prefeitura, que solicitava esta demanda de flexibilização nos estabelecimentos comerciais. Rodrigo Sobral, vice presidente da associação, explica a importância desta ampliação.
“O posicionamento da ACEB é favorável, porque nós nos posicionamos, no primeiro momento, a favor da restrição durante o feriadão de 10 dias, aquele feriado estadual em que anteciparam alguns feriados e criaram outros, então a gente sabia que poderia vir muita muita gente para a Região dos Lagos. Depois a gente mandou um ofício para o executivo, para que eles reavessem e flexibilizassem para outros tipos de comércio a emissão do QR Code, porque não conseguimos sobreviver apenas com a hotelaria.
Nós temos muitos clientes na região, em Cabo Frio, Macaé, Rio das Ostras, e a gente precisava que fosse flexibilizado o serviço desta emissão, justamente para poder chamar, atrair o público da Região, sempre tendo em consideração que os casos [de Covid-19] reduziram, a quantidade de leitos ocupados caiu bastante, então achamos que seria oportuno a flexibilização”.
A prefeitura deixou os canais da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico para que a população tirasse dúvidas, por meio dos telefones: Central de atendimento ao turista: (22) 26234254 (Aberto todos os dias das 09h às 20h) e WhatsApp QRCODE: (22) 99102 4096 (Todos os dias das 08h às 20h).