Com o objetivo de ajudar trabalhadores e empresários do setor de turismo, num momento em que a ordem é ficar em casa, campanhas lançadas nas esferas federal, estadual e municipal, incentivam o viajante a não cancelar seus planos de lazer, mas reagendar a diversão para uma data futura.
Intitulada “Remarque, não cancele”, a campanha ganha o país, e diversas cidades já divulgam suas marcas e atrativos utilizando a frase. Em Búzios participantes do PACTO das Entidades e Associações, composto pela AHB, ACEB, APB, SindSol e BC&VB, aderiram à iniciativa lançando o slogan “Não cancele Búzios. Remarque, e ganhe vantagens”.
Entre as vantagens oferecidas para quem topar vir em outra data, estão: uma diária grátis a mais, um jantar, um passeio e desconto em lojas. A campanha ainda lembra ao viajante que turismo é diversão, lazer, e gera empregos.
A manutenção dos empregos é o ponto central da questão, como avalia o presidente da TurisRio, Thomas Weber.
– É importante nesse momento a gente divulgar bastante essa ideia das pessoas não cancelarem, porque ao cancelar a viagem, o hotel ou pousada terá que devolver o depósito já efetuado pelo turista, e isso vai dificultar a situação de todos, porque daqui a quinze dias tem a folha de pagamento, e daqui a 45 dias tem a próxima. Se não tiver receita, a problemática vai cada vez crescer mais. Então o objetivo é cuidar dos trabalhadores do setor, mas para eles terem seus salários em dia, as empresas têm que ter algum faturamento, alguma possibilidade de sobrevivência nos próximos 60 ou 90 dias – afirma.
Thomas destaca que esta campanha aliada a diversas ações que tomam corpo em nível municipal, estadual e federal, como a readequação de impostos, concessão de prazos maiores, possibilidade de usar o seguro desemprego na folha de pagamento dos próximos meses, financiamento com juros reduzidos, capital de giro e demais outras que estão a todo dia sendo lançadas, devem ajudar o empresariado do setor de turismo a manter seus negócios até o fim da crise criada pelo coronavírus em todo o mundo.