Em ofício encaminhado à secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios, Jacques Sitbon, solicita a reabertura das atividades turísticas que envolvem os passeios receptivos terrestres e marítimos.
O pedido busca oferecer um melhor atendimento e opções de lazer aos turistas que agora podem entrar na cidade utilizando o QR Code gerado pelos meios de hospedagem e alimentação.
O documento destaca que municípios vizinhos planejam a reabertura a partir do dia 15 de agosto, e cita locais como o Rio, Paraty e Angra dos Reis, cidades turísticas que possuem as mesmas características de Búzios, e já estão retomando as atividades, seguindo protocolos de segurança sanitária do Ministério do Turismo. Baseado nisso, a ACEB solicita a abertura para o agenciamento de passeios de escuna, jardineira, e buggy, assim como transfers intermunicipais, a partir do dia 20 de agosto. Para a ACEB, a reabertura nessa data irá gerar segurança quanto à adaptação aos protocolos, preparando as empresas já para o feriado de sete de setembro.
A ACEB ressalta também a necessidade de retomada da economia e geração de renda de mais de 3 mil funcionários ligados a estas atividades em Búzios.