ACEB solicita soluções para pessoas em situação de rua e eventos clandestinos que aconteceram no município
Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB) realizaram uma reunião com o secretário de Ordem Pública Sergio Ferreira dos Santos e equipe para discutir sobre temas de interesse do comércio local: os casos de pessoas em situação de rua e os eventos clandestinos que aconteceram no município.
Questionado sobre as pessoas em situação de rua, o secretário informou que nenhum cidadão no território nacional pode ser impedido de caminhar ou sentar nas ruas, são espaços públicos, mas, de acordo com ele, não podem utilizar esses espaços como dormitório. A ACEB solicitou possíveis soluções para este problema, considerando que os motivos que levam uma pessoa a morar nas ruas são diversos.
O secretário garantiu que Búzios é dotada de estrutura para acolhimento e acompanhamento com objetivo de reintegração social, o que significa muitas vezes conseguir que retornem as suas cidades de origem. Informou ainda a existência de uma acomodação de passagem (local para que pessoas em situação de rua passem a noite).
Os comerciantes e demais moradores da cidade podem acionar a Guarda Municipal pelo código telefônico 153. A associação se prontificou em trabalhar em consonância com o Poder Público na abordagem e orientação aos moradores em situação de rua sobre os equipamentos e dispositivos municipais de acolhimento e reintegração.
Festas clandestinas
Nos últimos dias, foram circuladas nas redes sociais imagens de alguns eventos e festas clandestinas acontecendo na cidade. Os registros mostram aglomerações e desrespeitos às normas sanitárias vigentes durante a pandemia da Covid-19.
Questionado pela ACEB, o secretário ressaltou a necessidade de denúncias para que a Secretaria envie a fiscalização e tome as medidas necessárias, inclusive com ajuda da Polícia Militar.