Pular para o conteúdo
Search

Búzios: a cidade do glamour ainda sofre com a prática de ligações clandestinas

Projeto municipal com apoio da Prolagos prevê balneário 80% saneado até 2024

O saneamento básico é previsto na Constituição Federal como direito garantido. Apesar do glamour que carrega, Búzios ainda sofre com as ligações clandestinas, embora não se possa culpar somente a população, já que é dever dos governantes fiscalizar. Um projeto do governo municipal em parceria com a Prolagos quer mudar essa história e sanear 80% da cidade até 2024. Nesta segunda-feira (16), a Prefeitura divulgou que iniciou a implantação de mais de mil metros de tubulação de rede separativa nos bairros de Armação e da Brava.

Segundo o município, estão sendo implantados 770 metros de tubulação de esgoto na Avenida da Usina Velha, em frente à Lagoa da Usina, e 266 metros na rua Alfredo Silva (rua da Brava).  De acordo com o o vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, o trabalho é por fim nas ligações clandestinas de esgoto no município.  

Mais de mil metros de tubulação de rede separativa será implantada nos bairros de Armação e da Brava. Foto divulgação.

O gestor da pasta atendeu no início do mês à solicitação da Câmara Municipal de Búzios para fazer um balanço das obras no município. Entre elas, a reforma da via que vai da Rua da Linguiça até a Escola Municipal Nicomedes, onde serão instaladas manilhas para ligar o esgoto das residências a rede separativa da Prolagos. O Canal de Cem Braças, dentro de poucos dias, também contará com a obra da rede separativa de esgoto do Capão.

“O objetivo é acabar com os esgotos que são jogados diariamente em nossas praias e lagoas. Assim que a obra estiver pronta, os fiscais do Ambiente notificam as residências que estão com esgoto irregular para se adequarem à rede separativa da Prolagos”, explicou Miguel.

A cidade já possui o Projeto Esgoto Zero, que iniciou em 22 de outubro do ano passado. Ainda segundo Miguel Pereira, mais de 180 mil litros diários de esgotos foram retirados desde que começou a Campanha. Só no entorno da Lagoa de Geribá e aproximadamente 180 residências foram notificadas. Com isso, 43.200 litros diários deixaram de poluir a praia e a lagoa.

Segundo Miguel Pereira, o trabalho é por fim nas ligações clandestinas de esgoto no município.  Foto reprodução.

O projeto Esgoto Zero também começou a ser implantado na Lagoa dos Ossos. São realizados os serviços de poda das árvores, limpeza, desassoreamento da lagoa, novas lixeiras, manutenção dos bancos. O objetivo, segundo o governo municipal, é revitalizar todo o local, tornando o local agradável para lazer.

Segundo Emanuela Vieira, que mora há 13 anos próximo da Lagoa dos Ossos, poucos problemas aconteceram devido ao mau cheiro. Mas o que mais preocupa os moradores é que o esgoto acaba saindo na praia dos Ossos.

“Apenas uma vez neste tempo que eu moro aqui que a Lagoa transbordou, fora isso só tivemos problemas com mal cheiro, por causa disso os peixes morreram. Porém, a Praia dos Ossos recebe toda a água. Essa é a segunda revitalização que os Ossos recebe”, explica ela.

A previsão é de que até 2024 o Esgoto Zero alcance mais de 80% da cidade.  Ao todo, são 130 milhões de investimentos para a Prolagos para resolver os problemas de saneamento básico da cidade.

“Em relação a outras obras em andamento, existe todo um planejamento em andamento, mais de 44 ruas foram pavimentadas com calçadas na cidade. Ano passado foi reformada a Escola Eva Maria, a Nicomedes está pronta e as próximas serão José Bento Ribeiro Dantas e João Guelo, e a escola de José Gonçalves”, complementou Miguel.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.