Projeto municipal com apoio da Prolagos prevê balneário 80% saneado até 2024
O saneamento básico é previsto na Constituição Federal como direito garantido. Apesar do glamour que carrega, Búzios ainda sofre com as ligações clandestinas, embora não se possa culpar somente a população, já que é dever dos governantes fiscalizar. Um projeto do governo municipal em parceria com a Prolagos quer mudar essa história e sanear 80% da cidade até 2024. Nesta segunda-feira (16), a Prefeitura divulgou que iniciou a implantação de mais de mil metros de tubulação de rede separativa nos bairros de Armação e da Brava.
Segundo o município, estão sendo implantados 770 metros de tubulação de esgoto na Avenida da Usina Velha, em frente à Lagoa da Usina, e 266 metros na rua Alfredo Silva (rua da Brava). De acordo com o o vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, o trabalho é por fim nas ligações clandestinas de esgoto no município.
O gestor da pasta atendeu no início do mês à solicitação da Câmara Municipal de Búzios para fazer um balanço das obras no município. Entre elas, a reforma da via que vai da Rua da Linguiça até a Escola Municipal Nicomedes, onde serão instaladas manilhas para ligar o esgoto das residências a rede separativa da Prolagos. O Canal de Cem Braças, dentro de poucos dias, também contará com a obra da rede separativa de esgoto do Capão.
“O objetivo é acabar com os esgotos que são jogados diariamente em nossas praias e lagoas. Assim que a obra estiver pronta, os fiscais do Ambiente notificam as residências que estão com esgoto irregular para se adequarem à rede separativa da Prolagos”, explicou Miguel.
A cidade já possui o Projeto Esgoto Zero, que iniciou em 22 de outubro do ano passado. Ainda segundo Miguel Pereira, mais de 180 mil litros diários de esgotos foram retirados desde que começou a Campanha. Só no entorno da Lagoa de Geribá e aproximadamente 180 residências foram notificadas. Com isso, 43.200 litros diários deixaram de poluir a praia e a lagoa.
O projeto Esgoto Zero também começou a ser implantado na Lagoa dos Ossos. São realizados os serviços de poda das árvores, limpeza, desassoreamento da lagoa, novas lixeiras, manutenção dos bancos. O objetivo, segundo o governo municipal, é revitalizar todo o local, tornando o local agradável para lazer.
Segundo Emanuela Vieira, que mora há 13 anos próximo da Lagoa dos Ossos, poucos problemas aconteceram devido ao mau cheiro. Mas o que mais preocupa os moradores é que o esgoto acaba saindo na praia dos Ossos.
“Apenas uma vez neste tempo que eu moro aqui que a Lagoa transbordou, fora isso só tivemos problemas com mal cheiro, por causa disso os peixes morreram. Porém, a Praia dos Ossos recebe toda a água. Essa é a segunda revitalização que os Ossos recebe”, explica ela.
A previsão é de que até 2024 o Esgoto Zero alcance mais de 80% da cidade. Ao todo, são 130 milhões de investimentos para a Prolagos para resolver os problemas de saneamento básico da cidade.
“Em relação a outras obras em andamento, existe todo um planejamento em andamento, mais de 44 ruas foram pavimentadas com calçadas na cidade. Ano passado foi reformada a Escola Eva Maria, a Nicomedes está pronta e as próximas serão José Bento Ribeiro Dantas e João Guelo, e a escola de José Gonçalves”, complementou Miguel.