Search
Degradê com CSS

Búzios: 7 vereadores votam contra o povo. Prefeitura envia guardas armados

Guarda armado com uma arma que dispara tiros de bala de borracha chamou atenção do grupo de moradores formado na maior parte por mulheres; mães., estudantes e professoras

Mesmo após a forte clamor popular contrário os 7 vereadores comprometidos com o governo de Búzios  nesta quinta-feira (6) votaram a suplementação de 7 milhões de reais, de onde quase 2 milhões  seriam usados para construção de creches e reforma de escolas.

As manifestações contrárias a anulação desses investimentos para serem remanejados para cobrir gastos de empresas de coleta de lixo, capina, poda de arvores e varrição, entre outras,  é composta em sua grande maioria por mulheres: estudantes, mães,  professoras, e outros setores da sociedade civil organizada.

O que seu viu, além da apatia dos 7 vereadores com a população, foi a total agressividade por parte de assessores e cabos eleitorais de alguns dos parlamentares (alguns chegaram a encostar o dedo no rosto de uma manifestante), além da presença do grupo ostensivo da guarda municipal.

Os agentes públicos, do grupamento que  porta armas de choque e de  disparo de balas de borracha, estavam presentes e ostentando seu armamento,  mesmo sendo visivelmente uma atividade democrática e com forte participação de mulheres. Aparentavam estar presentes mais para intimidar que dar proteção à população.

Na manifestação anterior, uma das manifestantes  relatou – e chegou a prestar queixa na delegacia da cidade, que, de acordo ela e testemunhas, foi agredida verbalmente pelo marido da vereadora Joice  Costa.

O prefeito interino Henrique Gomes recebeu parte da população , mas ainda assim não retirou o projeto da pauta

Após a audiência pública, realizada no dia anterior,  onde apenas  houve a atuação dos vereadores João Carlos, Lorram da Silveira e Gladys Nunes,  um grupo de manifestantes conseguiu ser atendido, após o expediente, com o prefeito interino Henrique Gomes (DEM), na esperança de que ele  retirasse o projeto de pauta.  O projeto que foi votado pelos vereadores  é de autoria do Executivo, e o prefeito interino poderia anula-lo.

Henrique afirmou que estudaria os apontamentos apresentados pelos manifestantes, mas foi claro de que não retiraria o projeto.

Os vereadores que ficaram conta o desejo da população foram: Valmir Nobre – Lorran – Miguel Pereira – Josué – Joice Costa – Niltinho de Beloca e Dida Gabarito. Só a vereadora Gladys Costa votou contra. O presidente da Casa, João Carlos (Cacalho),  mesmo não podendo votar se posicionou contrário.

 

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!