Pular para o conteúdo
Search

Búzios: 7 vereadores votam contra o povo. Prefeitura envia guardas armados

Guarda armado com uma arma que dispara tiros de bala de borracha chamou atenção do grupo de moradores formado na maior parte por mulheres; mães., estudantes e professoras

Mesmo após a forte clamor popular contrário os 7 vereadores comprometidos com o governo de Búzios  nesta quinta-feira (6) votaram a suplementação de 7 milhões de reais, de onde quase 2 milhões  seriam usados para construção de creches e reforma de escolas.

As manifestações contrárias a anulação desses investimentos para serem remanejados para cobrir gastos de empresas de coleta de lixo, capina, poda de arvores e varrição, entre outras,  é composta em sua grande maioria por mulheres: estudantes, mães,  professoras, e outros setores da sociedade civil organizada.

O que seu viu, além da apatia dos 7 vereadores com a população, foi a total agressividade por parte de assessores e cabos eleitorais de alguns dos parlamentares (alguns chegaram a encostar o dedo no rosto de uma manifestante), além da presença do grupo ostensivo da guarda municipal.

Os agentes públicos, do grupamento que  porta armas de choque e de  disparo de balas de borracha, estavam presentes e ostentando seu armamento,  mesmo sendo visivelmente uma atividade democrática e com forte participação de mulheres. Aparentavam estar presentes mais para intimidar que dar proteção à população.

Na manifestação anterior, uma das manifestantes  relatou – e chegou a prestar queixa na delegacia da cidade, que, de acordo ela e testemunhas, foi agredida verbalmente pelo marido da vereadora Joice  Costa.

O prefeito interino Henrique Gomes recebeu parte da população , mas ainda assim não retirou o projeto da pauta

Após a audiência pública, realizada no dia anterior,  onde apenas  houve a atuação dos vereadores João Carlos, Lorram da Silveira e Gladys Nunes,  um grupo de manifestantes conseguiu ser atendido, após o expediente, com o prefeito interino Henrique Gomes (DEM), na esperança de que ele  retirasse o projeto de pauta.  O projeto que foi votado pelos vereadores  é de autoria do Executivo, e o prefeito interino poderia anula-lo.

Henrique afirmou que estudaria os apontamentos apresentados pelos manifestantes, mas foi claro de que não retiraria o projeto.

Os vereadores que ficaram conta o desejo da população foram: Valmir Nobre – Lorran – Miguel Pereira – Josué – Joice Costa – Niltinho de Beloca e Dida Gabarito. Só a vereadora Gladys Costa votou contra. O presidente da Casa, João Carlos (Cacalho),  mesmo não podendo votar se posicionou contrário.

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.