Um grupo de professores teria descoberto que há um inquérito no MP, que poderia reduzir as vagas na Escola Paulo Freire
Thaiany Pieroni
A Prefeitura de Búzios, por meio da secretaria de educação, tranquilizou alunos, pais e professores da Escola Municipal Paulo Freire, que estariam temorosos com a informação de que a Escola Paulo Freira poderia reduzir o número de vagas oferecidas para o Ensino Médio. Mesmo assim, um grupo foi formado para garantir essa promessa.
A tensão iniciou na última semana, quando começou a circular pelo município a informação de que um inquérito foi aberto no Ministério Público cobrando a prefeitura a ampliar a oferta de vagas para a creche e questionando o investimento no Ensino Médio, que teoricamente não é de responsabilidade do município. Neste inquérito há um ofício, enviado pela SEME (Secretaria de Educação), na data de 16 de maio deste ano, informando que gradativamente irá diminuir a oferta de vaga para o Ensino Médio.
Diante dessas informações houve uma grande mobilização da comunidade. Entre as ações, foi realizada uma reunião com o Conselho Municipal de Educação, onde foi afirmado pela secretaria de educação, que essa redução não procede, e que o município continuará oferecendo uma educação de qualidade para os estudantes.
No dia seguinte, uma nova reunião foi realizada com membros da União dos Estudantes de Armação de Búzios, pais e professores, onde ficou decidido que eles iriam procurar o poder legislativo para que seja criada uma emenda à Lei Orgânica do Município para garantir a oferta do Ensino Médio pela prefeitura. A situação está sendo avaliada pela vereadora Joice Costa, o vereador Messias Carvalho e a procuradoria da Câmara.
Próximo passo – Na próxima quinta-feira, 17, haverá uma reunião, às 18h, com intuito de informar a população as informações obtidas até então e avaliar medidas e ações que possam ser realizadas para mostrar aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário o desejo da comunidade na continuidade do Ensino Médio proporcionado pela Prefeitura.
Sobre a importância do Ensino Médio Municipal – De acordo com a população, Búzios tem uma demanda muito grande para o Ensino Médio, atualmente o Paulo Freire só tem vagas disponíveis a noite, enquanto o INEF tem seis turmas cheias e o Botas também está lotado. Com essa possível redução ou mesmo extinção da vagas no colégio Paulo Freire, além da dificuldade para atender o ensino médio normal, acabariam com as vagas para Curso de Formação de Professores, que há mais de 10 anos abastece a rede municipal com profissionais buzianas, atendendo a demanda de professores.
Além disso, o grupo alega que o Estado está falido, com escolas sucateadas, professores vivendo um grande problema financeiro, greves, falta de profissionais e que deixar o ensino dos jovens Buzianos nas mãos deste poder seria uma “catástrofe sem precedentes”.