Pular para o conteúdo
Search

Butantan anuncia vacina 100% nacional contra a Covid-19

Embalagem da vacina Butanvac apresentada durante coletiva nesta sexta-feira (26) em São Paulo — Foto: Leonardo Benassatto/REUTERS

Pedido à Anvisa para iniciar testes será feito ainda nesta sexta-feira (26)

Se a Anvisa autorizar, os testes poderão começar a ser realizados em abril e, assim, ter 40 milhões de doses da vacina prontas a partir de julho.

Instituto Butantan anunciou, nesta sexta-feira (26), a criação da ButanVac, nova candidata a vacina contra a Covid-19 com fabricação 100% nacional. O Instituto disse que pedirá autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nesta sexta para iniciar os estudos clínicos em voluntários.

Se a Anvisa autorizar, os testes poderão começar a ser realizados em abril. O novo insumo já está em desenvolvimento e uma produção piloto foi finalizada para atender os voluntários dos testes.

O pedido de autorização se refere às fases 1 e 2 de testes da vacina, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover resposta imune com 1.800 voluntários. Na fase 3, até 9.000 pessoas irão participar e a etapa vai estipular a eficácia.

O objetivo é encerrar os testes e ter 40 milhões de doses da vacina prontas a partir de julho.

“Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clínica e iniciar a produção”, afirmou o diretor do Instituto, Dimas Covas, durante a coletiva.

A iniciativa faz parte de um consórcio internacional em que o Butantan é o principal produtor, com 85% da capacidade total de produção, e tem o compromisso de fornecer a vacina ao Brasil e a países de baixa e média renda.

Vacina 100% brasileira

O imunizante foi desenvolvido com matéria-prima brasileira e a mesma tecnologia usada na vacina da gripe. Além disso, o desenvolvimento já levou em conta a variante brasileira, P1, encontrada pela primeira vez em Manaus, e demonstrou oferecer uma resposta imune maior do que as vacinas atuais.

A vacina foi produzida em ovos e se utiliza da estrutura básica de um vírus que infecta aves. O vírus é modificado geneticamente e desenvolve a proteína S, que o coronavírus usa para infectar as células humanas.

CoronaVac

O Instituto deixou claro que o desenvolvimento da ButanVac não vai afetar a parceria do Butantan com a Sinovac, nem causar alterações no cronograma de envio de insumos da China para a CoronaVac – vacina que está sendo produzida atualmente pelo instituto contra a Covid-19.

Para Dimas Covas, a tecnologia utilizada na ButanVac é uma forma de aproveitar o conhecimento adquirido com o desenvolvimento da CoronaVac. 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.