Pular para o conteúdo
Search

Brigitte Bardot chegou aqui há 60 anos e Búzios entrou no mapa

por José Carlos Alcântara

Há 60 anos atrás, em janeiro de 1964, Brigitte Bardot encontrou em Búzios a tranquilidade que tanto procurava e viveu aqueles 4 meses passeando de barco, além de curtir principalmente as praias de Manguinhos e João Fernandes.

O mergulhador e amigo do namorado de BB – Bob Zagury, Arduino Colassanti, que passou boa parte dessa temporada hospedado com o casal, lembra como Brigitte Bardot vivia uma rotina tranquila em Búzios:

“Eu e Bob saíamos de manhã para fazer caça submarina e quando voltávamos com os peixes, ela cozinhava para a gente. A comida dela era muito boa. Ela era uma mulher simples, mas muito bonitinha”.

De acordo com José Wilson Barbosa, no mesmo ano, no entanto, quando Brigitte Bardot voltou a Búzios, já não conseguiu encontrar mais a tranquilidade que fora buscar.

“Nessa segunda passagem, ela ficou hospedada na casa do Ramon Avellaneda, na atual Rua das Pedras, onde hoje funcionam a Pousada do Sol e o restaurante Cigalon, mas dessa vez, a imprensa não a deixou em paz”.

O fotógrafo Walter Firmo, que trabalhava para o “Jornal do Brasil” e foi a Búzios cobrir a estada da “loura”, como se refere a Brigitte Bardot, lembra como a pequena vila era diferente do balneário cosmopolita que é hoje e de como a atriz atraiu as pessoas para o local:

“Búzios era um lugar de natureza selvagem, não tinha água encanada, não tinha restaurantes nem pousadas para abrigar o grande número de profissionais da imprensa e curiosos que foram atraídos pela loura. Eram mais de 40 pessoas procurando por ela”.

O fotógrafo lembra bem das imagens que fez e, em especial, de uma que não fez:

“Numa noite, eu estava andando por Búzios no carro do jornal e vi uma Kombi vindo na direção oposta. Pedi ao motorista para fazer sinal com os faróis para o outro parar. Saltei do carro para perguntar ao motorista da Kombi se ele teria visto a Brigitte Bardot em algum lugar. Quando cheguei perto da janela, a vi sentada lá dentro. E o pior é que eu tinha deixado a minha câmera no carro. Fiquei sem a foto. Nunca contei isso no jornal para não ser demitido”.

Depois de passar o réveillon de 65 aqui, Brigitte Bardot deixou Búzios e nunca mais voltou. O prefeito de Cabo Frio na época, Antônio de Macedo Castro, ainda concedeu à atriz um título de cidadã honorária e um terreno na Praia de João Fernandes, mas a estrela jamais recebeu os presentes.

Mesmo sem ter retornado a Búzios, há um pedacinho da cidade em que ela se perpetuou: a Orla Bardot, que além de levar o seu nome, abriga sua estátua, inspirada na foto de Denis Albanese, que era amigo de Bob Zagury e passou um dia na companhia da musa naquele verão. A escultura virou um ícone, que atrai todo o tipo de gente disposta a eternizar sua imagem ao lado da atriz.

Para a autora da obra, a escultora Christina Motta, muito mais do que representar a deslumbrante atriz de cinema daqueles tempos, a escultura é a marca registrada da nossa eternamente famosa Brigitte Bardot de Búzios.

“Quando recebi o pedido para criar a estátua, fiquei pensando como iria fazê-la, aí conheci as fotos feitas pelo Denis Albanese. Foi na Brigitte Bardot daquelas fotos em quem me inspirei. Era daquela maneira que ela vivia em Búzios, com o cabelo solto, despenteado e o rosto sem maquiagem. Só acrescentei a mala (sobre a qual ela está sentada) para dar a ideia de que ela era uma visitante”.

Uma belíssima visitante, que transformou definitivamente a história de Búzios.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.