Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Câmara de Búzios analisa criação de Taxa de Turismo Sustentável com cobrança sazonal

Projeto do Executivo prevê taxa sobre visitantes e veículos apenas na alta temporada, para financiar ações ambientais e turísticas
Estátua de Brigitte Bardot na orla que leva seu nome em Búzios recebe milhares de visistantes por dia - FOTO Ronald Pantoja
Estátua de Brigitte Bardot na orla que leva seu nome em Búzios recebe milhares de visistantes por dia - FOTO Ronald Pantoja

A Câmara Municipal de Búzios começou a analisar o Projeto de Lei Complementar 02/2025, que institui a Taxa de Turismo Sustentável (TTS) com cobrança sazonal, limitada ao período entre 20 de dezembro e cinco dias após o Carnaval, quando a cidade recebe o maior fluxo de turistas. A proposta foi encaminhada pelo Executivo à Comissão de Constituição, Justiça e Redação na sessão de 9 de outubro.

Segundo o texto, a TTS incidirá sobre o trânsito de veículos e a permanência de visitantes, levando em conta o uso da infraestrutura urbana e o acesso a atrativos naturais, históricos e culturais. Hóspedes de meios de hospedagem pagarão 4 UPFM — cerca de R$ 14,60 atualmente — podendo a cobrança ser diária ou única.

Os valores para veículos variam conforme o porte: 4 UPFM para motocicletas e carros de até dois lugares, 12 UPFM para utilitários ou carros de dois a seis lugares, 20 UPFM para vans e micro-ônibus e 30 UPFM para ônibus e veículos com mais de 33 lugares.

A arrecadação será destinada a ações de preservação ambiental e melhoria da infraestrutura turística, buscando compensar os impactos socioambientais provocados pelo aumento do número de visitantes na alta temporada.

Para entrar em vigor, o projeto precisa ser aprovado em dois turnos de votação com maioria absoluta dos vereadores. A tramitação da proposta marca o início de um debate sobre como equilibrar desenvolvimento econômico e sustentabilidade em um dos destinos turísticos mais procurados da Região dos Lagos.

Contexto e diferenças entre TPA e TTS

Câmara analise a proposta que mudaria de TPA para TTS o sistema de taxa para permanência em Búzios

A iniciativa da Taxa de Turismo Sustentável (TTS) surge como alternativa à Taxa de Preservação Ambiental (TPA), prevista desde 2017, mas que nunca foi implementada em Búzios. A TPA, sancionada pelo então prefeito André Granado, teria como objetivo arrecadar recursos exclusivamente para a conservação de áreas naturais, cobrados sobre veículos de turistas.

Em entrevista à Prensa de Babel em junho de 2024, o prefeito Alexandre Martins afirmou que a TPA só poderia ser aplicada em 2025, após estudos relacionados ao Plano Diretor e à mobilidade urbana.

A principal diferença entre as duas taxas está no destino dos recursos:

  • TPA: voltada exclusivamente à proteção ambiental.
  • TTS: abrangente, podendo financiar infraestrutura urbana, limpeza, acessibilidade e conservação ambiental.

Outra distinção é o período de cobrança: a TPA previa arrecadação durante todo o ano, enquanto a TTS é sazonal, limitada à alta temporada.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Câmara de Búzios analisa criação de Taxa de Turismo Sustentável com cobrança sazonal

Aos 91 anos, Brigitte Bardot é internada em estado grave na França

Paulo Ricardo abre o festival MPB in Búzios

Prefeitura de Búzios remove quebra-molas instalados pelo DER após causar transtornos no trânsito

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]