Pular para o conteúdo
Search

BrBio realiza seminário em Búzios, para compartilhar experiências de conservação marinha

O Projeto Ecorais, do Instituto Brasileiro do Biodiversidade – BrBio, promove, nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, das 9h às 19h, o Seminário “Dialoga Búzios – Subsídios para a Conservação Marinha”, na Pousada Pontal da Ferradura, na Armação dos Búzios (RJ). O encontro, aberto ao público, inclui a participação de especialistas das universidades, e representantes de instituições governamentais e da sociedade civil. A programação contará com palestras sobre os seguintes temas: aplicação do conhecimento científico, turismo sustentável, políticas públicas, iniciativas socioambientais e educação ambiental como ferramenta para a conservação marinha.

“Desde 2000, o Projeto Ecorais avalia e monitora a saúde dos ambientes coralíneos em Búzios. Através de campanhas e cursos de qualificação, promovemos a sensibilização da sociedade sobre a importância da conservação ambiental da região, visando o uso sustentável desses ecossistemas marinhos. O principal objetivo do seminário é divulgar os resultados obtidos durante a realização do Projeto, reunir os diferentes atores e tomadores de decisão da região, para dialogar e contribuir com subsídios às políticas públicas”, destaca Simone Oigman-Pszczol, diretora executiva do BrBio.

Entre os palestrantes confirmados estão: Dra. Simone Oigman-Pszczol, diretora executiva do BrBio; Dr. Emiliano Calderon, vice-presidente do Instituto Coral Vivo; Dra. Daphne Wrobel, pesquisadora do R3 Animal e do Projeto Albatroz; Dr. Igor Cruz, professor do Departamento de Oceanografia Biológica da UFB; Dr. Joel Creed, professor de Ecologia da UERJ; Dr. Douglas de Souza Pimentel, professor do Instituto de Geociências da UFF; Marco Antônio da Costa, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Búzios; MSc. Diana Kaplan, educadora ambiental do BrBio; Sergio Xavier, jornalista, CEO na InovSi e ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco; Dra. Marta de Azevedo Irving, professora do Departamento de Psicologia Social da UFRJ, Dra. Fernanda Casares, pesquisadora do BrBio; Rodolpho Duarte, Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Búzios, Adriana Saad, secretaria executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João. MSc. Sonia Peixoto, bióloga, ex-chefe do Parque Nacional da Tijuca e ex-gerente de Gestão das Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro e Dr. Paulo Haus, advogado e presidente da FUNPERJ.

“Temos forte interação com os atores locais de Búzios, entre eles comerciantes, governo, moradores e turistas. Já desenvolvemos campanhas de sensibilização, encontros, reuniões e cursos de qualificação. O seminário também faz parte dessa nossa meta de aplicar o conhecimento científico, engajar a sociedade e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do ambiente marinho”, diz Fabiana Santos, gerente do Projeto Ecorais.

Durante o evento, o BrBio lançará o “Guia para Turismo Sustentável, Búzios, RJ” e o filme “Projeto Ecorais”, que conta o que são os corais, sua importância, ameaças e como o Projeto vem atuando.

O Projeto Ecorais conta com recursos decorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio.



PROJETO ECORAIS

O Projeto Ecorais surgiu em 2000 a partir de uma pesquisa científica sobre a saúde dos corais da Armação dos Búzios. O trabalho foi motivado pela preocupação dos pescadores e órgãos municipais com os danos causados pela atividade humana nos ambientes marinhos costeiros da região. O Ecorais tem o apoio do Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira do Estado do Rio de Janeiro, sob responsabilidade do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio. O projeto tem parcerias com UERJ, UFRJ e UFF e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca da Armação dos Búzios.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.