Menu

Cidades

Brasileiros abrem Mundial da Juventude de Vela em Búzios na liderança

Destaque para a dupla do 420 feminino formada por Joana Gonçalves e Gabriela Vassel. As brasileiras venceram as duas regatas do dia e lideram o campeonato na classe que coroou Martine e Kahena na edição de 2009. 
Joana Gonçalves e Gabriela Vassel venceram as duas regatas do dia e lideram o campeonato na classe 420 feminino Foto Heusi Action CBVela
Joana Gonçalves e Gabriela Vassel venceram as duas regatas do dia e lideram o campeonato na classe 420 feminino Foto Heusi Action CBVela

A 52ª edição do Mundial da Juventude foi aberta nesta segunda-feira (11), em Búzios (RJ), com mais de 400 atletas de 19 anos de 62 nações. As regatas foram realizadas com chuva e ventos de fraca para média intensidade no litoral fluminense, que sedia o evento pela segunda vez na sua história.

Após muita espera em terra, a nova geração da vela mostrou que não tinha tempo a perder. As primeiras provas tiveram suas largadas já às 11h e as últimas terminaram às 17h. Com cronograma de mais de 140 regatas até a próxima sexta-feira (15), World Sailing e CBVela aproveitaram as condições ideais das raias de Manguinhos, Feia e Branca para abrir o campeonato.

Os resultados de estreia mostram que o camping de treinamento da CBVela realizado semanas atrás na mesma raia do mundial surtiu efeito. Destaque para a dupla do 420 feminino formada por Joana Gonçalves e Gabriela Vassel. As brasileiras venceram as duas regatas do dia e lideram o campeonato na classe que coroou Martine e Kahena na edição de 2009. 

As duas se recuperaram nas regatas após largadas mais lentas, passando atrás da flotilha. Mas já na primeira de popa, com a escolha do lado direito, Joana e Gabriela controlaram as adversárias, principalmente as gregas, apontadas como favoritas ao título do Mundial da Juventude.

”Tivemos um dia positivo aqui em Búzios! Estávamos rápidas nas regatas e usamos o vento a nosso favor. É dia após dia esse campeonato, hoje foi muito bom, mas amanhã tem muito mais”, contou Joana Gonçalves.

Na 420 mista, mais um resultado positivo com Lucas Freitas e Victoria Back em quarto lugar, enquanto os italianos Quan Cardi e Mattia Tognocchi lideram. ”Hoje tivemos um ótimo dia, com condições bem difíceis, bastante ondas, um vento mais fraco e a competição muito forte, mas conseguimos conquistar todas as nossas expectativas. E queremos seguir assim”, contou Victoria Back. 

Na classe 29er, os catarinenses Guilherme Menezes e Fernando Menezes abriram o Mundial da Juventude em segundo lugar na tabela após três provas. Os atletas estão atrás apenas dos franceses Karl Devaux e Hugo Revil.

Para Fernando Menezes, a dupla soube aproveitar o conhecimento da raia para ficar entre os primeiros. ”A gente está em segundo em uma condição muito difícil, que está variando muito em intensidade de direção. Conseguimos fazer boas regatas mesmo assim. Agora é tentar manter a intensidade para amanhã e fazer o nosso melhor. Tem que estar sempre atento, não pode desligar nenhum momento da regata”.

Na 29er feminina, as polonesas Ewa Lewandowska e Julia Maria Zmudzinska dominaram as regatas com 100% de aproveitamento. As jovens brasileiras Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira estão na 21ª posição.

Na ILCA, classe que elevou a status de ídolo, o paulista Robert Scheidt, Felipe Fraquelli está na disputa fechando em quinto lugar no primeiro dia. O atleta oscilou na primeira prova, mas na outra chegou em segundo. A ponta é do holandês Hidde Scharaffordt.

No feminino, a caçula do time, Valentina Roma, de apenas 14 anos, é a 18ª. Na segunda prova do dia, a atleta pernambucana andou entre as Top 10. A croata Petra Marendic está em primeiro lugar. Serão realizadas nove regatas para ambos os gêneros.

Na IQFoil feminina, a brasileira Sofia Rocha está em 17º lugar após quatro regatas disputadas na raia de Manguinhos. A ponta é da neozelandesa Aimee Bright. Na versão masculina, sem brasileiros, o melhor do dia foi Noé Garandeau.

A classe Fórmula Kite não teve regatas na abertura do Mundial. O representante brasileiro é Lucas Fonseca.  Já na Nacra 15, Alex Kuhl e Alexia Buuck estão em oitavo. Os melhores até agora são os norte-americanos Cody Roe e Brooke Mertz. 

Resultados gerais aqui — https://worldsailingywc.org/notice-board/

Resultados da Equipe Brasileira de Vela Jovem

420 Open: Lucas Freitas e Victoria Back – 4º
420 feminino: Joana Gonçalves e Gabriela Vassel – 1ª
29er masculino: Guilherme Menezes e Fernando Menezes – 2º
29er feminino: Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira – 21ª
Nacra 15: Alex Kuhl e Alexia Buuck – 9º
ILCA 6 masculino: Felipe Fraquelli – 5º
ILCA 6 feminino: Valentina Roma – 12ª
Kitesurf masculino: Lucas Fonseca – sem regata
iQFoil feminino: Sofia Rocha – 17ª

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cinco membros da Loja Maçônica de Búzios foram elevados ao grau de Mestre

Lançada segunda edição em espanhol de “Búzios Espiritualidade” na Feira do Livro de Buenos Aires

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto