O bairro do Peró, em Cabo Frio, ganhará uma nova base do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) da Polícia Militar. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21) pelo secretário estadual de Polícia Militar e comandante-geral da corporação, coronel Marcelo de Menezes, durante cerimônia ao lado da Bandeira Azul, símbolo internacional de qualidade ambiental da Praia do Peró. Segundo anúncio do governador Cláudio Castro, a nova unidade começará a funcionar em até três meses.
Localizada na Praça do Moinho, a poucos metros da praia, a base ocupará um prédio construído há mais de dez anos com a finalidade de abrigar um posto policial, mas que estava subutilizado. A posição estratégica vai permitir maior mobilidade e presença da polícia.
Durante a cerimônia, também foram entregues novas viaturas, motos aquáticas e um carro-comando com tecnologia de ponta ao 25º BPM, à Polícia Rodoviária e à Polícia Ambiental. O veículo é capaz de transmitir imagens em tempo real captadas por drones e câmeras, aumentando a eficiência das operações em campo.
“A segurança pública é a base de tudo, nas cidades, nos bairros e nas vilas. Temos uma boa parceria com a Prefeitura de Cabo Frio. A praia do Peró, mesmo em uma segunda-feira de inverno, está lotada. Nada prospera sem segurança”, destacou o coronel Menezes, que visitou o prédio ao lado do prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho.
O prefeito comemorou a implantação da nova base e reforçou a importância da medida para o desenvolvimento do turismo local.
“O Peró é a pérola da Costa do Sol. Agora, quem visita esse paraíso vai contar com policiamento qualificado, preparado para acolher, orientar e proteger”, disse o prefeito.
Moradores e representantes da comunidade também participaram do evento. A Associação Comercial e Turística do Peró (Acetur) e o grupo Amigos do Peró entregaram uma carta de agradecimento às autoridades.
“Há anos reivindicamos a instalação de uma unidade da PM na Praça do Moinho. A comunidade e os comerciantes de toda a região estão muito felizes com esse anúncio”, declarou Marta Rocha, do grupo Amigos do Peró.
Além da nova base, o governo estadual anunciou a ampliação do Regime Adicional de Serviço (RAS), programa que permite o reforço do policiamento ostensivo nas ruas com horas extras remuneradas para os agentes.