Pular para o conteúdo
Search
Médico radiologista dr. Miguel Alexandre,

 

Médico radiologista dr. Miguel Alexandre,
Médico radiologista dr. Miguel Alexandre,

Por Tathiana Campolina

Um equipamento pequeno, mas que pode salvar vidas. Este é o “book”, um aparelho de ultrassom que possui uma excelente resolução para o seu tamanho, capaz de fazer uma avaliação rápida de traumas abdominais abertos ou fechados.

No país, o maior número de casos desses traumas acontece em homens na faixa etária entre 21 e 30 anos e as mais frequentes são causadas por arma de fogo ou arma branca, no caso dos traumas abertos, e quedas, agressões e acidentes de carro, no caso de traumas fechados.

O médico radiologista dr. Miguel Alexandre, explicou que quanto mais rápido descobrir a hemorragia, melhor será para salvar o paciente. “Há um percentual grande de pacientes que são encaminhados para a cirurgia após a realização deste exame, pois a partir do momento que se detecta a hemorragia, ela precisa ser sanada para o paciente não ir a óbito”, explicou.

Dr. Miguel ressaltou que muitas vezes pode ser difícil detectar de onde está saindo o sangue, mas que o exame auxilia muito a decisão do médico. “Em alguns casos o paciente poderá ser encaminhado para uma tomografia, a fim de verificar melhor o diagnóstico. O book permite uma avaliação rápida por ultrassonografia, que pode salvar a vida do paciente. Acredito que futuramente toda ambulância terá um aparelho desse para detectar traumas abdominais, principalmente após acidentes de carro”, disse.

O médico contou que os órgãos mais afetados em traumas fechados são baço e fígado. Já nos traumas abertos são intestino, fígado e rins.

Em Macaé, o CEDI Diagnósticos possui um book, que fica no hospital da Unimed
Em Macaé, o CEDI Diagnósticos possui um book, que fica no hospital da Unimed

. No entanto, devido ao seu tamanho, é possível levar o equipamento até o paciente, o que facilita muito.

“Com o book, conseguimos detectar líquidos na cavidade abdominal, derrames pleurais, derrame pericárdico e lesões de vísceras sólidas. Os diagnósticos são relativamente rápidos, proporcionando decisões mais precisas dos médicos e possibilitando salvar mais vidas”, concluiu dr. Miguel.

No último sábado de março (25/03), dr. Miguel ministrou uma aula na sede do CEDI Diagnósticos para alunos da Liga de Trauma da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo o médico, os estudantes solicitaram a aula e o radiologista levou o equipamento, mostrou o seu funcionamento e como diagnosticar com o book.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.