Desde 1976 as eleições em Cabo Frio têm pelo menos um desses nomes nas urnas
Com a proximidade do período eleitoral, a população de Cabo Frio já pode perceber os futuros candidatos a impulsionar ações de campanha. Em comparação com eleições anteriores, é possível notar que três nomes de candidatos são opções na disputa pela prefeitura desde 1976.
Ao fazer um comparativo com os candidatos de eleições passadas, três nomes costumam aparecer com frequência nos pleitos: Marquinho Mendes, Alair Corrêa e José Bonifácio.
Os três ex-prefeitos de Cabo Frio se apresentam como candidatos desde as eleições do ano de 1976, tendo tido vitória em algumas delas.
Marquinho Mendes é o nome mais recente dos três citados a estar à frente do governo municipal. Foi eleito nos pleitos dos anos de 2004, 2008 e 2016.
Em abril de 2018, teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base da Lei da Ficha Limpa. O Ministério Público Eleitoral, o acusou por ato doloso de improbidade administrativa.
Apesar da denúncia, Marquinho voltou a concorrer nas eleições suplementares de 2018 e chegou a ter 32.187 votos, sendo o segundo candidato com maior votos. Porém, por ter sido indeferido nas duas primeiras instâncias da Justiça Eleitoral, ele apareceu no boletim do TRE na condição de “indeferido com recurso”, e teve a votação zerada.
Alair Corrêa teve vitória nas eleições de 1996, 2000, e a mais recente, em 2012. Neste ano, concorreu ao cargo mesmo com candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e teve 53% dos votos.
Na época, Alair não teve a votação validada, porém, após entrar com recurso, o TSE decidiu aceitar a vitória do candidato.
José Bonifácio é outro nome que já passou pela prefeitura de Cabo Frio. Participou dos pelitos de 1976 a 200, sendo eleito nos anos de 1976 e 1992.
Neste ano, a população irá se dirigir às urnas para escolher representantes do executivo e legislativo das cidades, no mês de novembro.