Três novas bombas hidráulicas chegaram a Búzios nesta segunda-feira (30) como parte das ações preventivas da Secretaria de Saneamento e Drenagem para enfrentar os alagamentos nos bairros de Manguinhos e Cem Braças. Os equipamentos, segundo a Prefeitura, serão utilizados para a coleta e o escoamento de águas pluviais, com instalação prevista em áreas estratégicas próximas ao DPO de Manguinhos e à Elevatória de Cem Braças.
Ainda segundo o governo municipal, a aquisição foi feita via processo licitatório que prevê, ao todo, dez bombas hidráulicas para modernizar o sistema de drenagem do município. As ações fazem parte de um plano municipal de infraestrutura urbana voltado à prevenção de inundações em regiões historicamente vulneráveis.
Além da instalação das bombas, está em andamento em Cem Braças a implantação de uma rede separativa de drenagem, sistema que separa a água da chuva do esgoto sanitário. A medida reduz o risco de sobrecarga nos canais, previne alagamentos e protege o meio ambiente local.
“Estamos avançando na estrutura de prevenção para que, em benefício emergencial, os moradores não sofram com inundações. Essa é uma obra de preparo, planejamento e responsabilidade com a população”, afirmou o secretário de Saneamento e Drenagem, Aziel Vieira, durante visita técnica ao local.
Segundo a Prefeitura, a chegada dessas três primeiras bombas representa um avanço importante no cronograma e, caso necessário, novas aquisições poderão ser realizadas para atender à demanda operacional. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a segurança hídrica, infraestrutura urbana e qualidade de vida da população.