Search
Degradê com CSS

Bolsonaristas da Região dos Lagos participam de atos golpistas em Brasília

Segundo informações, caravana tinha apoiadores extremistas do ex-presidente que são de Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Rio das Ostras
Imagem da agencia REUTERS mostra terroristas em Brasilia
Imagem da agencia REUTERS mostra terroristas em Brasilia

As cenas de vandalismo de atos contra a democracia, em Brasília, que chocaram o país, neste domingo (8), tiveram a participação de apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro que saíram de cidades da Região dos Lagos. Imagens registradas em um ônibus fretado e em outros pontos do percurso, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, mostram participantes da caravana com destino à Capital Federal, onde ocorreu a invasão das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Segundo a Prensa apurou, no comboio havia bolsonaristas de Armação dos Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Rio das Ostras. A movimentação dos radicais, segundo informações iniciais, teria a participação de empresários e políticos regionais.

As autoridades já trabalham para identificar os participantes dos ataques aos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). As denúncias podem ser encaminhadas ao Ministério Público Federal via SAC e também para o Ministério da Justiça, pelo e-mail [email protected].

MINISTRO DO STF DETERMINA AFASTAMENTO DE GOVERNADOR DO DF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o afastamento do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, por 90 dias. O ministro citou descaso e omissão por parte do governador e do então secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, que foi exonerado ontem.Imagens mostram alguns agentes da Polícia Militar do DF sem esboçar reação, enquanto os terroristas invadiam e depredaram as instalações dos prédios públicos.

“O descaso e a conivência do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e, até então, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres – cuja responsabilidade está sendo apurada em petição em separado – com qualquer planejamento que garantisse a segurança e a ordem no DF, tanto do patrimônio público – Congresso Nacional, Presidência da República e Supremo Tribunal Federal – só não foi mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do governador do DF, Ibaneis Rocha, que não só deu declarações públicas defendendo uma falsa “livre manifestação política em Brasília” – mesmo sabedor, por todas as redes, que ataques às instituições e seus membros seriam realizados – como também ignorou todos os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante ao realizado nos últimos dois anos, em 7 de setembro em especial, com a proibição de ingresso na Esplanada dos Ministérios pelos criminosos terroristas; tendo liberado o amplo acesso”, destacou o magistrado.

O chefe do Executivo local e o secretário de Segurança exonerado Anderson Torres também serão incluídos no inquérito que investiga atos antidemocráticos. A vice de Ibaneis, Celina Leão (PP), assumirá o comando do Executivo local nesse período. Até o momento, cerca de 1.200 pessoas foram detidas para averiguação.

(*) Com informações da Agência Brasil.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!