Pular para o conteúdo
Search

Boletim epidemiológico de Búzios aponta quase 600 casos de Covid-19 neste mês de janeiro

Até segunda (17) uma pessoa estava internada no município. Foto Prefeitura de Búzios

Moradores dizem que esse número está abaixo da realidade

A festa de Réveillon passou, e desde os primeiros dias de 2022 é possível ver o resultado da aglomeração. Situação esperada, até porque com a vacinação as pessoas se sentiram um pouco mais seguras em encontrar com amigos e familiares para comemorar a passagem do ano. Mas não se pode fechar os olhos para os números que aumentam todos os dias. Em Búzios, até esta segunda-feira (17) já são 579 casos confirmados da doença. A população acredita, no entanto, que o número seja muito maior.

Veja o relato que chegou à redação da Prensa:

 “Uma jovem turista de Belo Horizonte de 22 anos começou a passar mal no dia 1º de janeiro quando estava hospedada em uma casa de aluguel em Búzios. Ela foi levada ao Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) e o diagnóstico foi faringite, voltando para casa sem testagem.  No dia 2 começou a passar mal à noite, com muita dor no peito e falta de ar, foi levada ao hospital novamente e fizeram o teste, que deu positivo. O exame de tomografia apontou que ela tinha 35 % de comprometimento do pulmão, foi transferida para o Rio de Janeiro, em 36 horas a menina morreu”.

Ainda segundo o relato, todo mundo que teve contato com a menina correu para fazer o teste. A informação foi que não faziam testagem em quem não era morador de Búzios, e mesmo para quem era da cidade  o resultado só sairia em 5 e 6 dias. O diagnóstico dado às 15 jovens foi de gripe. Ao procurar uma unidade de saúde particular em outro município, todos testaram positivo para Covid-19.  

Esses são alguns dos possíveis casos subnotificados no município, inclusive a Prensa fez uma matéria recentemente mostrando o caso de uma família de cinco pessoas atendida na tenda em Búzios, mas que não foi solicitado o teste, mas quando feito em Cabo Frio todos estavam com a doença.    

Com o aumento de casos de gripe, somente a testagem pode distinguir as doenças. Com medo de não estar contaminado e pegar enquanto aguarda atendimento, muitas pessoas também não procuram a unidade de saúde e optam por se recuperar em casa.

Oficialmente o município atendeu este mês 4.236 pessoas, desse número teve 579 positivados. Até segunda (17) uma pessoa estava internada no município, que já teve 41.952 atendimentos desde o início da pandemia e soma 73 mortes. O município conta com dois locais para testagem, as tendas de Atendimento de Emergência da Ferradura e do HMRP. a cidade também confirmou um caso da variante ômicron.

Vacinação

A Secretaria de Saúde de Búzios divulgou nesta terça-feira (18) o calendário de vacinação da dose de reforço (D3) da semana, que começa hoje e segue até sexta-feira (21), para pessoas na faixa etária de 18 anos ou mais a imunização é a partir das 14h, nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município:

Nesta terça-feira (18), nas UBSs: Olavo da Costa, Arpoador /Cruzeiro, Rasa, José Gonçalves, São José e Baía Formosa; na quarta-feira (19) em Geribá, Ferradura, Brava, Capão e Cem Braças; na quinta-feira (20) em Olavo da Costa, Arpoador/ Cruzeiro, Rasa, José Gonçalves, São José e Baía Formosa; e na sexta -feira (21) em Geribá, Ferradura, Brava, Capão e Cem Braças.

Para tomar a dose de reforço(D3) é preciso ter tomado a segunda dose (D2) há pelo menos 4 meses. É preciso levar comprovante das doses anteriores, identidade e cartão do SUS.

Leia mais:

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.