Moradores dizem que esse número está abaixo da realidade
A festa de Réveillon passou, e desde os primeiros dias de 2022 é possível ver o resultado da aglomeração. Situação esperada, até porque com a vacinação as pessoas se sentiram um pouco mais seguras em encontrar com amigos e familiares para comemorar a passagem do ano. Mas não se pode fechar os olhos para os números que aumentam todos os dias. Em Búzios, até esta segunda-feira (17) já são 579 casos confirmados da doença. A população acredita, no entanto, que o número seja muito maior.
Veja o relato que chegou à redação da Prensa:
“Uma jovem turista de Belo Horizonte de 22 anos começou a passar mal no dia 1º de janeiro quando estava hospedada em uma casa de aluguel em Búzios. Ela foi levada ao Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) e o diagnóstico foi faringite, voltando para casa sem testagem. No dia 2 começou a passar mal à noite, com muita dor no peito e falta de ar, foi levada ao hospital novamente e fizeram o teste, que deu positivo. O exame de tomografia apontou que ela tinha 35 % de comprometimento do pulmão, foi transferida para o Rio de Janeiro, em 36 horas a menina morreu”.
Ainda segundo o relato, todo mundo que teve contato com a menina correu para fazer o teste. A informação foi que não faziam testagem em quem não era morador de Búzios, e mesmo para quem era da cidade o resultado só sairia em 5 e 6 dias. O diagnóstico dado às 15 jovens foi de gripe. Ao procurar uma unidade de saúde particular em outro município, todos testaram positivo para Covid-19.
Esses são alguns dos possíveis casos subnotificados no município, inclusive a Prensa fez uma matéria recentemente mostrando o caso de uma família de cinco pessoas atendida na tenda em Búzios, mas que não foi solicitado o teste, mas quando feito em Cabo Frio todos estavam com a doença.
Com o aumento de casos de gripe, somente a testagem pode distinguir as doenças. Com medo de não estar contaminado e pegar enquanto aguarda atendimento, muitas pessoas também não procuram a unidade de saúde e optam por se recuperar em casa.
Oficialmente o município atendeu este mês 4.236 pessoas, desse número teve 579 positivados. Até segunda (17) uma pessoa estava internada no município, que já teve 41.952 atendimentos desde o início da pandemia e soma 73 mortes. O município conta com dois locais para testagem, as tendas de Atendimento de Emergência da Ferradura e do HMRP. a cidade também confirmou um caso da variante ômicron.
Vacinação
A Secretaria de Saúde de Búzios divulgou nesta terça-feira (18) o calendário de vacinação da dose de reforço (D3) da semana, que começa hoje e segue até sexta-feira (21), para pessoas na faixa etária de 18 anos ou mais a imunização é a partir das 14h, nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município:
Nesta terça-feira (18), nas UBSs: Olavo da Costa, Arpoador /Cruzeiro, Rasa, José Gonçalves, São José e Baía Formosa; na quarta-feira (19) em Geribá, Ferradura, Brava, Capão e Cem Braças; na quinta-feira (20) em Olavo da Costa, Arpoador/ Cruzeiro, Rasa, José Gonçalves, São José e Baía Formosa; e na sexta -feira (21) em Geribá, Ferradura, Brava, Capão e Cem Braças.
Para tomar a dose de reforço(D3) é preciso ter tomado a segunda dose (D2) há pelo menos 4 meses. É preciso levar comprovante das doses anteriores, identidade e cartão do SUS.
Leia mais: