Pular para o conteúdo
Search
Bobbio

 

Bobbio
Bobbio

Em 1983, o cientista político Norberto Bobbio, um dos mais conceituados do mundo, já alertava para a crise da democracia representativa. Em seu bom livro, “Qual Socialismo ?”, ele constatava a da apatia da população italiana, que não se ligava na política de seu país.

Para Bobbio, a democracia se burocratizara cada vez mais ao tentar cobrir diversas áreas das necessidades humanas, sempre maiores em sociedades mais complexas. A burocracia, pesada e obedecendo leis internas próprias, conduzida por um número cada vez maior de funcionários, geraria nos cidadãos uma desilusão perigosa com a democracia e desenvolveria uma afeição por ideologias totalitárias de esquerda e direita. Weber tinha previsto exatamente isso 70 anos antes ao falar do chamado desencanto com a política moderna.

Na concepção de Bobbio, as sociedades de massa criariam inevitavelmente a figura do cidadão amorfo, aquele que não se liga em nada que não seja o seu dia a dia, causando um fosso entre a representação política e a grande massa de cidadãos, o que, por conseguinte, colaboraria para um afastamento cada vez maior entre a sociedade e as coisas da res publica. .

Bobbio não via saída para este problema nas democracias ocidentais nem mesmo na disseminação da democracia direta, a qual, para ele, acabaria dominada por uma minoria de pessoas politizadas e por grupos de interesses, o que ergueria uma espécie de oligarquia política que tenderia a impor sua vontade sobre a grande maioria amorfa, desinteressada de uma participação mais efetiva em um mundo cada vez mais conturbado por ideologias seccionais, propagandas e ilusões consumistas.

Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural
Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural
Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural

A crítica de Bobbio aos problemas criados pela democracia e pela sociedade de massas nunca esteve tão válida para o Brasil, onde vemos o crescimento ou mesmo a permanência de um forte tendência autoritária de esquerda e de direita em muitos setores da sociedade. O sentimento de que a democracia fracassou explicaria a apatia política das grandes massas com o regime ou seria o inverso ? Se a tendência à indiferença e ao mesmo tempo ao sentimento de desilusão com a democracia abatia a rica e educada sociedade italiana dos oitenta, imagine numa sociedade cheia de problemas sociais e educacionais como a nossa.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.