Pular para o conteúdo
Search

Black Friday movimenta o comércio em estabelecimentos e sites de toda a Região

Foto G1

 

 

 

 

O termo Black Friday surgiu nos Estados Unidos, na década de 60,quando os lojistas, após o dia de ação de graças, liquidavam seus estoques por um ótimo preço e, já no embalo das vendas natalinas, vendiam por preços negros, não mais vermelhos, de tão incríveis.

Por anos a tradição se manteve no território norte-americano, mas de uma década pra cá tornou-se uma tendência no comércio mundial, impulsionado pelas vendas on-line que reduziram distâncias e trouxeram novas oportunidades de negócio. O Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira de Novembro e tem se tornado uma tendência no Brasil, inclusive na Região dos Lagos.

Se por um lado as oportunidades parecem imperdíveis, por outro o consumidor precisa estar atento para não cair em propagandas enganosas e fraudes. É justamente neste período que o PROCON, órgão de Defesa do Consumidor, recebe também um alto número de ocorrências e reclamações.

Ulisses Tito da Costa, coordenador do PROCON Búzios, orienta os consumidores a prestarem atenção ao preço ofertado: “Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de comprar pelo preço anunciado, tanto nas lojas físicas quanto nos sites. A oferta deve ser cumprida. Se o consumidor vir o produto por um valor e na hora do pagamento o vendedor informar que está errado, seja por um erro de sistema ou por estar com preço antigo, a loja deve cumprir o preço que o cliente viu”orienta.

A baixa de preços neste dia pode confundir o consumidor e induzi-lo ao erro, e muitas vezes este, na empolgação da compra, não verifica o valor final. “É necessário conferir se o valor cobrado é o mesmo do anunciado. Se houve aumento no preço, e o cliente só perceber depois, na sua casa, ele tem o direito de exigir a diferença, e se o estabelecimento negar, ele pode acionar o PROCON” informa Ulisses.

Uma das maiores dificuldades que o consumidor encontra é na hora de devolver um produto, o que nem sempre é obrigatório por parte da empresa: “Se por alguma razão o cliente se arrepender de compras virtuais, possui sete dias para realizar a devolução sem necessidade de justificativa, mas isto só vale para as lojas virtuais, vendas por catálogos ou telefone, em que o consumidor não esteja vendo o produto fisicamente. A loja deve estornar o valor pago” pontua Ulisses.

Nas lojas físicas, é recomendado ao consumidor que busque informações sobre a política de trocas de produtos do estabelecimento já que a troca só se torna obrigatória em caso de defeitos. Nestes casos, pra bem duráveis, o prazo de troca é de 30 dias, e para bens não duráveis, 90 dias. Quanto às entregas, as empresas devem especificar o prazo e cumprir o acordado, sob pena de multa.

Outra dica para quem compra online é recorrer à lojas conhecidas, nomes aos quais conheça ou que façam parte de sites de vendas que ofereçam garantias e proteção, como o Mercado Livre. É sempre bom pesquisar a reputação do estabelecimento em sites de reclamações eler depoimentos e avaliações de usuários.

“Recomendo que o consumidor esteja atento à valores muito abaixo do mercado, de preços muito ilusórios de sites desconhecidos, porque podem ser piratas, e ele pode não receber a mercadoria e nem a devolução ou estorno da compra” conclui Ulisses.

Shopping Park Lagos lança aplicativo para captura de descontos 

Uma das datas de maior consumo, a Black Friday é esperada por milhares de compradores ansiosos por promoções em vários segmentos.

Pensando nisso, além de descontos comuns, o Shopping Park Lagos inovou e lançou um aplicativo completo que utiliza realidade aumentada, além de muitos cupons e informações exclusivas sobre tudo o que acontece por lá. A coordenadora de Marketing do Park Lagos, Natália Vaccari, explicou como funciona:

“Os consumidores baixam o aplicativo gratuitamente para a versão do seu celular (Android ou IOS), capturam os descontos nas vitrines das lojas participantes e finalizam a compra dentro das lojas. É uma oportunidade excelente para quem quer economizar de verdade nesta Black Friday e o aplicativo continuará com promoções exclusivas durante todo o ano.”

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na loja específica do seu celular, com o nome Shopping Park Lagos.Outra novidade é que nos dias 23 e 24 o shopping funcionará com horário estendido, até às 23h.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.