Atleta morador de Búzios, Rajzman, retorna às competições após se recuperar de uma lesão durante o Bradah Mel´s Waterman Championship, tradicional competição anual do Havaí
Semana agitada na Praia de Itaúna, em Saquarema, que é palco até domingo (30) da 3ª edição do Saquarema Surf Festival, maior festival de surfe da América do Sul, que reúne mais de 200 atletas e entre os destaques está Phil Rajzman, bicampeão mundial de longboard, que reside em Búzios,
Essa será a primeira vez que compete após ter rompido o bíceps, em dezembro, durante o Bradah Mel´s Waterman Championship, tradicional competição anual do Havaí, na qual Rajzman saiu vitorioso em meio a outros campeões mundiais de longboard.
“Muito bom estar de voltar às competições no Brasil, ainda mais em Saquarema, uma onda que sempre gostei de surfar desde criança e, ainda, quatro meses após a minha lesão. Estou aqui para me divertir, mostrar o surfe que gosto de fazer e rever velhos amigos”, afirma o carioca que durante 25 anos (até 2022) foi atleta da elite do surfe mundial e, a partir desta temporada, está em nova fase e não mais focado no campeonato.
Em sua 3ª participação no Saquarema Surf Festival, Rajzman encara a primeira bateria nesta quinta-feira (27)
“Acho fundamental o trabalho que a 213 Sports vem fazendo pelo esporte e é um prazer para atletas como eu, participar de um evento que incentiva também a nova geração do surfe, sobretudo atletas locais. Independentemente das dificuldades enfrentadas o atleta tem de saber aproveitar as oportunidades para evoluir”.
O evento é realizado pela 213 Sports com a chancela da World Surf League e reúne três competições distintas: Qualifying Series (pontuação máxima 5.000), Longboard Pro e Pro Junior.
Ao longo de toda a semana na Capital Nacional do Surf, paralelamente à competição, Rajzman fará a cobertura dos bastidores do evento pelo Instagram do Canal Woohoo (@canalwoohoo).
Surfe polinésio e amor ao esporte – Rajzman sempre foi admirado por sua técnica e estilo que tem como essência o surfe polinésio. Dedicou 25 dos seus 40 anos competindo na elite mundial e tendo conquistado dois títulos para o país. O primeiro em 2007, quando foi o primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe mas no longboard. Já o bicampeonato veio em 2016. Foi no Havaí que participou de sua primeira competição mundial, em 1997, e também no Havaí que encerrou sua carreira profissional em dezembro 2022. O atleta continuará dedicado ao esporte mas de forma diferenciada e seguirá com suas clínicas (Phil Rajzman Surf Experiences), a sua empresa de pranchas e aos projetos sociais.
“Sempre amei participar de competições, principalmente as que julgam os critérios de longboard no devido lugar. Volto para o Havaí, em junho, local que tenho uma profunda ligação e participarei de algumas competições lá, assim como na Califórnia (EUA)”, finaliza o atleta.
Sobre Phil Rajzman – Carioca, 40 anos, atleta da elite mundial por 25 anos, tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. E tem um canal no Youtube, o Phil Good. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional (categoria Iniciante). Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Depois começou a colecionar títulos no longboard, entre eles, também é bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro. Já os dois títulos de campeão mundial de longboard foram conquistados em 2007 e 2016. Vale ressalta que Rajzman foi primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe mas no pranchão.