Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Bicampeão mundial de surfe escolhe Búzios como lar e conta o que aprendeu com seu pai

Bicampeão mundial de surfe escolhe Búzios como lar e conta o que aprendeu com seu pai

MORADOR DE BÚZIOS, Phil Rajzman é filho de Bernard Rajzman, ex-jogador de vólei e no Dia dos Pais fará uma comemoração em dobro. O atleta tem duas filhas: Rafaela, de 13 anos, e Coral, de cinco meses

Bernard Rajzman, Phil Rajzman e a pequena Coral 

Um morador discreto e ilustre de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, coleciona títulos no longboard há mais de duas décadas, entre eles é bicampeão Mundial (2007/2016) e atleta da World Surf League/WSL (Liga Mundial de Surfe). Phil Rajzman, 38 anos, é filho de Bernard Rajzman, 63 anos, ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei e criador do lendário saque ‘Jornada nas Estrelas’ nos anos 80; e pai de Rafaela, de 13 anos, e Coral, de cinco meses, comemorará em dobro o Dia dos Pais.

Quando está no Brasil, o atleta escolheu Armação de Búzios para morar com a família, onde pode treinar e também realizar suas clínicas e trabalhos sociais. Em outros meses do ano reside no Havaí e Califórnia, em função de sua preparação para brigar pelo tricampeonato mundial.

Leia mais notícias de esporte

 Rajzman começou a surfar aos três anos de idade, de boia nos braços e agarrado no pescoço do pai, na praia do Pepino, em São Conrado/RJ. “Foi quando começou meu amor pelo mar e pelo surfe”, diz o também bicampeão Pan-Americano (2007/2009), campeão Sul-Americano (2017) e campeão Brasileiro (2012).

Phil Rajzman com a filha Rafaela

 “Eu sempre gostei e tive habilidade com esportes, até pela genética, e o surfe tem uma coisa a mais que é o contato com a natureza. Pela influência de meu pai e pela escolinha de surfe que participei aos sete anos, do Rico, um dos grandes ícones do surfe brasileiro, foi que comecei nas competições”, afirma. Phil conta que o avô morreu quando o pai tinha apenas 13 anos de idade. “Talvez essa falta fez com que a vida inteira tivéssemos uma relação de amizade”.

 O surfista diz que, quando criança, seu pai nunca o deixou ganhar quando jogavam ping-pong, vôlei e outros jogos. “Isso foi positivo porque, no esporte, ninguém ganha na moleza, é importante aprender a perder, faz parte da vida. Meu pai me ensinou desde cedo a ganhar por méritos e a valorizar o esporte com honra mesmo quando não vencia”.

 O supercampeão de longboard conta que seu lado de pai também rende boas histórias. “Assim que a Rafa nasceu chorava muito, mas quando a pegava no colo parava de chorar na hora. Sempre tivemos uma conexão muito forte. Eu tinha 23 anos e cuidava dela sozinho. Quando a mãe a deixava comigo, trocava fraldas, lidava com as cólicas, dava de mamar. Tudo isso ajudou na relação aberta que temos hoje”. Juntos, pai e filha pegam onda e Rafaela, bastante esportista, também pratica vôlei, ginástica olímpica, futebol e natação. “Eu educo a Rafa e vou educar a Coral para que sejam independentes”.

Sobre a caçula, Rajzman diz que divide os afazeres com a esposa Julli, com quem está há dez anos. Adoro quando ela está mamando no colo da mãe e eu passo e ela abre aquele sorriso ou quando estica os bracinhos para eu pegá-la. “Até nesse momento difícil que vivemos, da pandemia, uma coisa positiva é que estou podendo conviver 100% com a minha filha. Se não fosse isso, estaria competindo, viajando pelo mundo. Eu tanto ensino como aprendo com elas”.

Outras atividades 

Bem eclético, Phil Rajzman é atleta profissional, empresário, já teve um programa de TV, participou de filmes e tem projetos sociais. De uma certa forma tudo está interligado ao esporte e ao lifestyle de bem-estar. Rajzman protagonizou Surf Adventures I e II (2002 / 2008), filme que foi um sucesso e sua sequência incrível de manobras em Fernando de Noronha ficou na história. De 2014 a 2017, apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off, viajando o mundo inteiro e mostrando suas habilidades nas ondas.

Idealizou e coordena, com sua esposa Julli, o Projeto Respirar, que oferece aulas de surfe, natação e acompanhamento psicológico e pedagógico, cujo público beneficiário é de alunos de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro. Também é padrinho do projeto Surf no Alemão, que recentemente foi aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, idealizado e coordenado pelo surfista e administrador Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas, desde 2011.

 De 21 a 23 de agosto, Phil Rajzman realizará o 2º Surf Experience, em Búzios, com clínicas de yoga, de surfe e os participantes aprendem até noções básicas de primeiros socorros. A ideia é 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)

Os organizacores do evento: Andre Gagliano, 
Jullio Vaz e 
Zé Augustto com a relações públicas Sylvana Graça

San Island Weekend 2024: Ivete Sangalo e Claudia Leitte agitam Búzios