MORADOR DE BÚZIOS, Phil Rajzman é filho de Bernard Rajzman, ex-jogador de vólei e no Dia dos Pais fará uma comemoração em dobro. O atleta tem duas filhas: Rafaela, de 13 anos, e Coral, de cinco meses
Um morador discreto e ilustre de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, coleciona títulos no longboard há mais de duas décadas, entre eles é bicampeão Mundial (2007/2016) e atleta da World Surf League/WSL (Liga Mundial de Surfe). Phil Rajzman, 38 anos, é filho de Bernard Rajzman, 63 anos, ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei e criador do lendário saque ‘Jornada nas Estrelas’ nos anos 80; e pai de Rafaela, de 13 anos, e Coral, de cinco meses, comemorará em dobro o Dia dos Pais.
Quando está no Brasil, o atleta escolheu Armação de Búzios para morar com a família, onde pode treinar e também realizar suas clínicas e trabalhos sociais. Em outros meses do ano reside no Havaí e Califórnia, em função de sua preparação para brigar pelo tricampeonato mundial.
Leia mais notícias de esporte
Rajzman começou a surfar aos três anos de idade, de boia nos braços e agarrado no pescoço do pai, na praia do Pepino, em São Conrado/RJ. “Foi quando começou meu amor pelo mar e pelo surfe”, diz o também bicampeão Pan-Americano (2007/2009), campeão Sul-Americano (2017) e campeão Brasileiro (2012).
“Eu sempre gostei e tive habilidade com esportes, até pela genética, e o surfe tem uma coisa a mais que é o contato com a natureza. Pela influência de meu pai e pela escolinha de surfe que participei aos sete anos, do Rico, um dos grandes ícones do surfe brasileiro, foi que comecei nas competições”, afirma. Phil conta que o avô morreu quando o pai tinha apenas 13 anos de idade. “Talvez essa falta fez com que a vida inteira tivéssemos uma relação de amizade”.
O surfista diz que, quando criança, seu pai nunca o deixou ganhar quando jogavam ping-pong, vôlei e outros jogos. “Isso foi positivo porque, no esporte, ninguém ganha na moleza, é importante aprender a perder, faz parte da vida. Meu pai me ensinou desde cedo a ganhar por méritos e a valorizar o esporte com honra mesmo quando não vencia”.
O supercampeão de longboard conta que seu lado de pai também rende boas histórias. “Assim que a Rafa nasceu chorava muito, mas quando a pegava no colo parava de chorar na hora. Sempre tivemos uma conexão muito forte. Eu tinha 23 anos e cuidava dela sozinho. Quando a mãe a deixava comigo, trocava fraldas, lidava com as cólicas, dava de mamar. Tudo isso ajudou na relação aberta que temos hoje”. Juntos, pai e filha pegam onda e Rafaela, bastante esportista, também pratica vôlei, ginástica olímpica, futebol e natação. “Eu educo a Rafa e vou educar a Coral para que sejam independentes”.
Sobre a caçula, Rajzman diz que divide os afazeres com a esposa Julli, com quem está há dez anos. Adoro quando ela está mamando no colo da mãe e eu passo e ela abre aquele sorriso ou quando estica os bracinhos para eu pegá-la. “Até nesse momento difícil que vivemos, da pandemia, uma coisa positiva é que estou podendo conviver 100% com a minha filha. Se não fosse isso, estaria competindo, viajando pelo mundo. Eu tanto ensino como aprendo com elas”.
Outras atividades
Bem eclético, Phil Rajzman é atleta profissional, empresário, já teve um programa de TV, participou de filmes e tem projetos sociais. De uma certa forma tudo está interligado ao esporte e ao lifestyle de bem-estar. Rajzman protagonizou Surf Adventures I e II (2002 / 2008), filme que foi um sucesso e sua sequência incrível de manobras em Fernando de Noronha ficou na história. De 2014 a 2017, apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off, viajando o mundo inteiro e mostrando suas habilidades nas ondas.
Idealizou e coordena, com sua esposa Julli, o Projeto Respirar, que oferece aulas de surfe, natação e acompanhamento psicológico e pedagógico, cujo público beneficiário é de alunos de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro. Também é padrinho do projeto Surf no Alemão, que recentemente foi aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, idealizado e coordenado pelo surfista e administrador Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas, desde 2011.
De 21 a 23 de agosto, Phil Rajzman realizará o 2º Surf Experience, em Búzios, com clínicas de yoga, de surfe e os participantes aprendem até noções básicas de primeiros socorros. A ideia é