A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (29/04), em segunda discussão, o Projeto de Lei 3.423/24, que altera o nome da Biblioteca Pública Parque Estadual (BPE) para Biblioteca Estadual Ziraldo Alves Pinto. A proposta é de autoria do deputado Vitor Júnior (PDT) e segue para análise do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.
Homenagem a Ziraldo reconhece legado cultural
Ziraldo, natural de Caratinga (MG), foi um dos principais nomes da literatura e do humor gráfico brasileiro. Criador da Turma do Pererê, autor de clássicos como Flicts e O Menino Maluquinho, o artista se destacou pela contribuição ao imaginário infantil do país. Faleceu em abril de 2024, aos 91 anos.
“O projeto é uma homenagem à genialidade e criatividade de Ziraldo, cujas obras fazem parte do cânone cultural brasileiro”, afirmou o deputado Vitor Júnior.
A biblioteca está localizada na Avenida Presidente Vargas, número 1.261, no Centro do Rio de Janeiro, e é um dos principais espaços públicos de leitura e cultura da capital fluminense.