Search
Degradê com CSS
51P3iGbwi4L._SY445_

Onde o mar do caribe separa estadunidenses e cubanos o beisebol une. São dois povos apaixonados por esse esporte disputado por dois times de nove jogadores, em um campo com formato de diamante, onde uma pequena bola é lançada por um arremessador que precisa ser mais rápido que o rebatedor.

Nos EUA a Major League Baseboll (MLB) controla e administra as principais competições com estrondoso sucesso financeiro. Para termos ideia, em 2015 sua receita total foi de US$ 8,3 bilhões. Enquanto isso, em Cuba, o esporte é praticado de forma amadora, entretanto com qualidade e sucesso. De 1992 a 2008, o beisebol foi disputado como modalidade olímpica, fincando os cubanos com três ouros e duas pratas, contra apenas um ouro estadunidense.

Porém esse amor pelo beisebol revela problemas políticos e sociais. Desde os anos 40, com o lendário Orestes “Minnie” Miñoso, cubanos atravessam o mar ilegalmente em busca dos contratos milionários da MLB. Ora, uma investida perigosa, pois coloca suas vidas nas mãos dos “coiotes”, além de serem considerados desertores e impedidos de defenderem sua pátria em competições internacionais: o beisebol voltará a figurar como esporte olímpico em 2020.

Mas, antes disso, o MLB anunciou nesta semana um acordo com o governo cubano com vistas a permitir que atletas possam sair legalmente da ilha para jogar profissionalmente nos EUA. As pré-condições são: ter no mínimo seis temporadas disputas e 25 anos.

O empresariado esportivo capitalista adorou! Onde Cuba ganha com isso? Pensemos com calma antes de responder. Mas D. Trump já se posicionou, fará de tudo para que Cuba não lucre com negócios nos EUA.

Rafael Alvarenga é professor de filosofia, escritor e adora esportes

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!