Pular para o conteúdo
Search

Onde o mar do caribe separa estadunidenses e cubanos o beisebol une. São dois povos apaixonados por esse esporte disputado por dois times de nove jogadores, em um campo com formato de diamante, onde uma pequena bola é lançada por um arremessador que precisa ser mais rápido que o rebatedor.

Nos EUA a Major League Baseboll (MLB) controla e administra as principais competições com estrondoso sucesso financeiro. Para termos ideia, em 2015 sua receita total foi de US$ 8,3 bilhões. Enquanto isso, em Cuba, o esporte é praticado de forma amadora, entretanto com qualidade e sucesso. De 1992 a 2008, o beisebol foi disputado como modalidade olímpica, fincando os cubanos com três ouros e duas pratas, contra apenas um ouro estadunidense.

Porém esse amor pelo beisebol revela problemas políticos e sociais. Desde os anos 40, com o lendário Orestes “Minnie” Miñoso, cubanos atravessam o mar ilegalmente em busca dos contratos milionários da MLB. Ora, uma investida perigosa, pois coloca suas vidas nas mãos dos “coiotes”, além de serem considerados desertores e impedidos de defenderem sua pátria em competições internacionais: o beisebol voltará a figurar como esporte olímpico em 2020.

Mas, antes disso, o MLB anunciou nesta semana um acordo com o governo cubano com vistas a permitir que atletas possam sair legalmente da ilha para jogar profissionalmente nos EUA. As pré-condições são: ter no mínimo seis temporadas disputas e 25 anos.

O empresariado esportivo capitalista adorou! Onde Cuba ganha com isso? Pensemos com calma antes de responder. Mas D. Trump já se posicionou, fará de tudo para que Cuba não lucre com negócios nos EUA.

Rafael Alvarenga é professor de filosofia, escritor e adora esportes

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.