Há 60 anos atrás, a bela e famosa atriz Brigitte Bardot foi passar uma temporada num pacato vilarejo de pescadores, bem distante do Rio de Janeiro.
Mas, a sua visita mudou para sempre o destino do lugar. Antes dela chegar aqui, Búzios sofria muito com uma escassez de comida e de falta d’água. E não havia coleta de lixo ou qualquer serviço de saneamento.
Além dos lampiões, a iluminação das casas era muito rudimentar, devido ao precário fornecimento de energia elétrica. E tampouco havia um meio de transporte público, em suas ruas mal iluminadas e que nem sequer eram pavimentadas.
Graças à passagem fulminante e amplamente divulgada visita de Brigitte Bardot em 1964, houve um súbito desenvolvimento do turismo que se tornou na sua principal atividade econômica. Os poucos habitantes que viviam naquele vilarejo de pescadores, puderam ter acesso ao mercado formal de trabalho e começaram a ter acesso a serviços básicos de educação, segurança, saneamento e saúde.
Em 6 de outubro de 2024, o prefeito e os vereadores que serão eleitos, há exatamente 60 anos após aquela transformadora visita de Brigitte Bardot, estarão diante do dever de agir com respeito à população e à beleza do lugar que ela mostrou ao mundo.
Com devida responsabilidade histórica, precisam melhorar os serviços públicos de Búzios, para permitir que todos seus moradores possam ter acesso à riqueza do crescimento exponencial conquistado por seu atual estado de desenvolvimento e sua destacada reputação de destino do turismo internacional.
Por José Carlos Alcântara