Uma onda de poesia e diversidade está prestes a tomar conta de São Pedro da Aldeia e arredores com o primeiro “Slam das Donas” da Região dos Lagos. O slam é uma emocionante batalha de poesia falada, onde os participantes recitam poesias autorais usando apenas a voz e corpo para cativar o público. Neste evento, a ênfase é em dar voz às mulheres e à comunidade LGBTI+.
Com entrada gratuita, o evento acontecerá no dia 24 de setembro, a partir das 16h, na rua Agenor Beltrão, 478, no bairro Porto D’aldeia. As batalhas serão realizadas em uma Roda Cultural, nos intervalos, terá ainda apresentação de DJs convidadas, pocket shows, arte de grafite e muito mais.
No “Slam das Donas”, as regras são simples: um júri composto por pessoas da comunidade dará notas para cada apresentação, com base na criatividade, originalidade e impacto emocional da poesia. As poetas competirão em fases eliminatórias, culminando com a coroação da grande campeã, que receberá premiada.
Homenagem às “Donas” da História
O nome “Slam das Donas” é uma homenagem a duas mulheres notáveis da Região dos Lagos: Dona Uia e Dona Rosa Geralda, mulheres negras que deixaram um legado importante na comunidade. Além disso, o evento faz parte de um movimento maior de desconstrução de espaços culturais e artísticos tradicionalmente dominados por homens brancos e heterossexuais, abrindo espaço para vozes e expressões diversas.
Mais informações por meio do perfil nas redes sociais @slamdasdonas