Quem for passar pelas barreiras deverá apresentar um comprovante de residência ou da atividade que for fazer na cidade (trabalho, estudo, etc.)
Na manhã desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Macaé retomou as barreiras sanitárias, como anunciado no domingo (14), e estão funcionando 24 horas em quatro pontos de acesso ao município. A medida é, de acordo com o prefeito Welberth Rezende, uma das estratégias do governo municipal para frear a contaminação do novo coronavírus.
Os bloqueios foram montados nos seguintes pontos: trevo de acesso ao Parque de Tubos, na RJ-168 (antes do acesso à BR-101), Rodovia Amaral Peixoto, próximo ao polo de Cabiúnas e no Portal do Sana. Ao passarem por eles, as pessoas deverão apresentar um comprovante de residência.
Já para trabalhadores, entregadores, estudantes e até mesmo pessoas que tenham algum compromisso agendado na cidade, como consulta médica, pré-natal, atendimento em órgãos públicos, procedimentos oncológicos e audiências em tribunais, é necessária a apresentação de comprovante referente a cada caso específico.
A medida segue o que determina a Resolução nº 001/2021 da Secretaria Municipal de Saúde.
Medidas de restrição
A fiscalização da Coordenadoria de Transporte também foi intensificada de forma rigorosa junto à concessionária responsável pelo transporte público. Os ônibus não poderão mais circular com passageiros em pé e a concessionária aumentou o número de veículos que circulam no município, com a frota que era de cerca de 90 veículos circulando até dezembro passando para 180 carros.
Outra medida adotada pela secretaria foi a adequação do horário do Terminal Central que passou a ser das 5h às 22h, diariamente.
Sobre o número de leitos de UTI, o prefeito Welberth Rezende confirmou a abertura, na última semana, de mais 8 leitos. O prefeito falou ainda que Macaé segue o plano nacional de vacinação e do desejo de que o município possa comprar diretamente mais doses para acelerar o público imunizado.
A fiscalização do governo municipal foi intensificada com ações diurnas e noturnas. A iniciativa visa o cumprimento das medidas previstas no decreto 058/2021, que restringe horário de funcionamento do comércio, que deve ter suas atividades diárias encerradas às 20h. A ação também visa coibir situações de desrespeito ao distanciamento social, ao uso da máscara, e outras obrigações sanitárias previstas em decretos.