Search
Degradê com CSS

Bandeira Azul será retirada da Praia do Peró, em Cabo Frio

Imagem: Praia do Peró - Cabo Frio | Reprodução
Imagem: Praia do Peró - Cabo Frio | Reprodução

Felipe Araújo, secretário de Desenvolvimento de Cabo Frio, anunciou nesta semana que a Bandeira Azul da Praia do Peró será retirada no dia 15 de abril, após a Semana Santa. O anúncio foi feito durante uma reunião do projeto “Praia Limpa”, do Ministério Público Federal, com a presença do procurador da República, Leandro Mitidieri.

O encontro reuniu representantes do Inea, OAB, Associação de Engenheiros e Arquitetos (Asaerla), Prolagos, ONG Viva Lagoa, donos de quiosques, ambulantes, Associação da Costa do Peró, Amigos do Peró e vários órgãos da Prefeitura.

Felipe Araújo antecipou que as mudanças na orla estão passando por uma revisão de projeto, mas que serão amplas. “Serão muitas as mudanças que faremos para manter a nossa certificação. Estaremos, inclusive, fazendo um novo trabalho de conscientização com os quiosqueiros, que precisam entender que os quiosques são uma concessão pública, e se não se adequarem com os critérios do Programa Bandeira Azul, essas concessões poderão ser revistas”, afirmou.

As ações na Orla do Peró passarão, inclusive, pela construção de novos quiosques, sinalização turística, ordenamento, mobilidade e acessibilidade, envolvendo todos os agentes públicos responsáveis por pastas que, de alguma forma, estejam envolvidos nas intervenções necessárias.

Mario Flavio Moreira, coordenador de Meio Ambiente, também participou da reunião e anunciou um projeto de arborização no Peró, com a utilização de espécies nativas e que sirvam como fixadoras da areia, ao mesmo tempo em que forneçam sombreamento e permitam o lazer.

“O Bandeira Azul é um Programa sazonal, a certificação não dura o ano todo. Então temos que estar atentos para que os critérios já cumpridos não retrocedam e nos empenhar para a consolidação das modificações necessárias, fazendo o recredenciamento quase que um fato automático. Para que isso aconteça, é preciso que a sociedade também faça a sua parte”, explicou Mario Flavio.

O procurador da República Leandro Mitidieri, explicou que o Ministério Público estará acompanhando de perto as ações para a manutenção da certificação, agindo com rigorosamente em caso de desobediência ou vandalismo.

“Achei o episódio do veículo arrebentando a corrente um absurdo.Os quiosques também devem se enquadrar completamente, se responsabilizando pelo lixo que produzem, pois estão lucrando com as melhorias e têm que dar essa contrapartida. O Ministério Público estará, sempre, ao lado de quem defende o ordenamento e o meio ambiente”, finalizou.

Segundo comunicado da Prefeitura de Cabo Frio, a mesma irá realizar todas as adequações estruturais que garantam a volta da certificação para o próximo verão.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2019/03/14/projeto-melhorias-praias-cabo-frio/

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios inicia vacinação contra gripe com foco em grupos prioritários

Caiçaras de Búzios visitam pontos turísticos e compartilham histórias com guias locais

Ferrugem é atração confirmada no Festival da Lula em Arraial do Cabo

Associção de moradores promove mutirão de limpeza com alunos da rede municipal na praia de Manguinhos em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!